7 dicas imprescindíveis de como passar na segunda fase da OAB
Parabéns! Você já foi aprovado na primeira fase da prova e metade do caminho já foi percorrido. Agora, você precisa continuar a estudar e pensar em como passar na segunda fase da OAB.
O prazo entre uma fase e outra é de aproximadamente sessenta dias e, embora muitas pessoas acreditem que esta seja a fase mais difícil, existem algumas técnicas que podem ser úteis na hora de fazer a prova.
Neste artigo, você conhecerá 7 dicas valiosas que ajudarão você a se preparar bem para ela, e a alcançar a tão esperada aprovação.
Como é a prova da segunda fase da OAB?
Nessa fase, a prova é composta por duas partes, sendo uma delas uma peça prático-profissional e a outra composta por quatro questões dissertativas.
Cada uma dessas partes vale cinco pontos e, para a aprovação, o candidato deve somar o mínimo de seis pontos, e nenhuma das partes pode ser zerada.
A diferença é que na segunda fase, as questões são sobre apenas uma área do Direito, que foi previamente escolhida pelo candidato na hora da inscrição.
Quais são as temáticas e padrões da prova?
Não tem como saber exatamente o que será cobrado na prova. Nada impede que a banca resolva inovar na peça, por isso, é necessário que você veja toda a matéria prevista no edital. Como assuntos atuais costumam ser os mais pedidos, dê uma boa olhada nas súmulas mais recentes do STJ/STF.
Pratique bastante! Na página da OAB/FGV você encontrará todos os padrões de respostas das provas anteriores. Lendo bastante esses padrões, você terá uma ideia da linha de raciocínio que os examinadores esperam encontrar.
Como passar na segunda fase da OAB?
Veremos a seguir algumas dicas que podem fazer toda a diferença na hora da prova.
1. Leia o edital com atenção
É nele que você terá todas as informações necessárias sobre a prova, como hora de chegada, material de consulta permitido e os tópicos que podem ser abordados no exame.
2. Leve seu material de apoio
O Vade Mecum é o seu melhor amigo na hora da prova. No entanto, não é hora de aprender a manuseá-lo. É imprescindível que você já esteja acostumado a usá-lo em sua forma impressa, para não perder tempo na hora de procurar por informações.
3. Fique atento ao tempo de prova
Você terá 5 horas para fazer a prova, o que é um tempo bem apertado. O ideal é que você comece pela peça, então, resolva provas anteriores e vá otimizando o seu tempo nelas.
Também não dá tempo para fazer rascunhos e passar a limpo, por isso, faça apenas esqueletos com os tópicos do que você precisará dizer e desenvolva o conteúdo já na folha de correção.
4. Treine a escrita
Essa prova é dissertativa, portanto, treine bastante a escrita, pois sua caligrafia precisa ser, pelo menos, legível. Os corretores não perderão tempo tentando decifrar o que você escreveu.
5. Utilize materiais atualizados
Podem ser cobradas súmulas que saíram até a data de publicação do edital da prova, por isso, fique atento aos materiais que você utiliza para estudar. Tenha certeza de que estão atualizados.
6. Preste atenção nos enunciados da prova
Leia os enunciados mais de uma vez, prestando atenção aos termos jurídicos usados neles. Eles serão importantes para ajudar a procurar e embasar suas respostas, e para indicar artigos.
Pratique bastante fazendo exercícios e simulados, e resolvendo provas anteriores. Essa é uma estratégia muito útil para se acostumar com o estilo da prova.
7. Descanse antes da prova
Não adianta querer passar a noite estudando e chegar para fazer a prova cansado e com sono. Relaxe e confie em você, e em tudo o que você fez e estudou até aqui.
Vimos acima algumas dicas de como passar na segunda fase da OAB. Entretanto, fica bastante claro que tudo depende só de você. Quando falamos dessa prova, é melhor pecar pelo excesso, então, estude muito para que você tente fazê-la apenas uma vez.
Se você quer mais algumas dicas, não deixe de ler o artigo sobre como as videoaulas podem ajudar, e muito, seus estudos!