7 Dicas para ser mais produtivo na hora de estudar para a OAB
A prova da OAB é uma etapa essencial para quem quer seguir carreira como advogado. Porém, conseguir uma boa nota no exame não é tarefa fácil. Na verdade, cerca de 75% dos candidatos realizam a avaliação por três vezes antes de alcançarem a tão desejada aprovação. Desse modo, resolvemos trazer para você algumas dicas para ser mais produtivo na hora de estudar. E então, quer descobrir como melhorar seu rendimento?
Dicas para ser mais produtivo: pontos essenciais
As primeiras dicas que vamos abordar são aquelas que precisam, obrigatoriamente, ser aplicadas para fazer sua aprendizagem render mais.
1. Elabore um plano de estudos semanal
Ao planejar o que precisa aprender ao longo da semana, você economiza tempo e consegue se organizar melhor. Isso evita sobrecarga de conteúdos, tornando o processo de estudo mais tranquilo e produtivo. Além disso, com o plano semanal, você consegue “quebrar” as disciplinas em blocos menores de aprendizagem. Algo que é muito útil para evitar a procrastinação.
2. Tenha um bom ambiente de aprendizagem
O ambiente influi muito em seu rendimento acadêmico. Sendo assim, uma de nossas dicas para ser mais produtivo enquanto estiver se preparando para a prova da OAB é investir em um local adequado de aprendizagem. Mas, como fazer isso?
Tenha atenção com a iluminação do espaço. Ou seja, nada de estudar no escuro, pois isso vai lhe deixar muito mais cansado. Então, vale a pena comprar uma lâmpada com boa luminosidade ou investir em um abajur. Outro ponto importante é estudar em uma mesa, o que favorece uma postura adequada, melhorando a concentração. Sendo assim, fuja da cama ou do sofá.
3. Durma e alimente-se de maneira adequada
Esta parece uma dica boba, mas ela é essencial para você aprender bem o conteúdo denso que envolve a área jurídica.
O cérebro precisa de energia para estudar. Então, se você estiver cansado ou com fome, a energia disponível será muito menor, assim como seu nível de aprendizado. Desse modo, durma, no mínimo, seis a oito horas por dia e sempre coma algo antes de começar sua rotina de estudos. Também se lembre de beber bastante água, pois a hidratação é fundamental para o bom desenvolvimento do cérebro.
Dicas para ser mais produtivo: acelerando o aprendizado
Depois de conhecer as dicas básicas, vamos apresentar alguns elementos extras que contribuem para ampliar sua produtividade ao estudar.
1. Ouça música clássica
Pesquisas relacionam o hábito de escutar música a uma melhor produtividade nos estudos. Isso ocorre porque, ao aprendermos, trabalhamos a parte racional do cérebro. Porém, as áreas responsáveis pela criatividade ficam ociosas, e a música surge para desenvolver esse lado, levando ao funcionamento pleno da mente.
Mas, lembre-se de escutar músicas que possuam letras em uma língua estrangeira que você não compreenda ou optar por canções instrumentais, como as músicas clássicas.
2. Invista em métodos como leitura dinâmica e mapas mentais
Os mapas mentais e a leitura dinâmica são técnicas que auxiliam você a resumir conteúdos e estudar mais em menos tempo. Aqui no blog, já falamos sobre esses dois assuntos, então não deixe de conferir os artigos Estude para a prova da OAB com as técnicas de leitura dinâmica e Mapas mentais para a OAB.
3. Fuja das distrações
Desligue o celular, a televisão e desconecte-se das redes sociais no momento em que estiver estudando para a OAB. Assim, você foge das distrações que atrasam seu processo de aprendizagem e consegue ter um melhor desempenho na aquisição do conteúdo.
4. Observe seus picos de energia
Todos nós temos momentos em que somos mais produtivos, e outros em que ficamos cansados. A dica aqui é observar seu período de mais energia e utilizá-lo para aprender as matérias que exigem mais concentração.
Bem, com as sete dicas para ser mais produtivo que apresentamos ao longo do texto será bem mais fácil conseguir ser aprovado no exame da Ordem. Além disso, temos um curso online completo para ajudar você a aumentar em mais de 100% sua chance de aprovação. Não deixe de conferir!