Ansioso? Veja dicas para manter a calma na prova da OAB
O exame da OAB é muito importante para estudantes e recém-formados em Direito. A aprovação permite a atuação dos bacharéis como advogados e é requisito para alguns concursos públicos. Por isso, é normal que, com a proximidade do exame, o candidato fique ansioso. Contudo, é preciso manter a calma na prova teórica.
Para te ajudar a superar esse desafio — que não é fácil — preparamos este post com dicas para manter a tranquilidade antes e durante a prova. Acompanhe!
1. Descanse bem no dia anterior
O exame da OAB é extenso, por isso, estar descansado é essencial para evitar que o cansaço apareça durante a prova. Uma boa noite de sono ajuda a aumentar a concentração e a disposição durante o dia tão esperado. O ideal é dormir de 7 a 8 horas na noite que antecede o exame.
É normal que, como resultado da ansiedade, o dia anterior à prova deixe a pessoa agitada. Nessas horas, o ideal é buscar alguma distração — e, de preferência, não estudar — para descansar a mente. Evite programas muito agitados ou que se estendam até muito tarde.
2. Faça uma refeição leve no dia da prova
Estar bem alimentado é essencial, pois a fome pode atrapalhar a concentração na prova. Mas não exagere: antes do exame, opte por alimentos leves e não gordurosos, que podem atrapalhar o seu rendimento e disposição durante o teste ou ainda causar algum mal-estar.
Outra dica é levar um lanche leve, como barrinhas de cereal ou doces, para comer durante a prova. Como a prova é longa, pode ser que dê fome e esses alimentos têm o potencial de dar uma dose extra de energia.
3. Saia de casa com antecedência e vá direto para a sala
Pontualidade é essencial! Planeje-se para chegar ao local da prova uma hora antes da abertura dos portões. Afinal, imprevistos no caminho podem acontecer e é melhor se prevenir contra atrasos, que fazem o candidato perder o exame.
Ao chegar ao local, utilize os sanitários e dirija-se para a sala assim que abrirem os portões. Dessa forma, você ficará tranquilo com relação a horários. Chegar atrasado ou em cima da hora pode causar tensão e aumentar o nervosismo.
4. Leve água para a prova
Não se esqueça de levar uma garrafinha com água para beber durante a prova. Assim, você não perde tempo de teste com saídas para tomar água e consegue manter mais facilmente a tranquilidade e a concentração.
5. Comece a prova pelas disciplinas que você domina
Na hora da prova, o ideal é começar pelas disciplinas que você mais domina e nas quais tem mais facilidade. Isso lhe dará confiança para o resto da prova, além de permitir um melhor aproveitamento do início do exame, momento em que a mente ainda está “fresca”.
Começar com as disciplinas em que você tem mais dificuldade e com questões mais complexas pode causar desânimo e aumentar o nervosismo durante o exame.
6. Administre bem o tempo para cada questão
Não perca muito tempo em uma questão para não correr o risco de não conseguir terminar a prova ou ter que preencher o gabarito com pressa — o que pode causar erros. Na prova objetiva, apenas uma alternativa poderá ser correta. Então, não deixe nada em branco!
Se tiver dúvidas quanto à resposta, leia novamente o enunciado e assinale a alternativa que você acha correta. Se preferir, após terminar as demais questões, pode retornar e avaliar novamente a resposta. Treinar questões é um método de preparação excelente.
7. Reserve tempo para preencher o cartão-resposta
Na prova objetiva, o tempo reservado para preenchimento do gabarito deve ser de aproximadamente 30 minutos. A reserva de tempo é fundamental para que esse procedimento seja feito com calma e previna erros que podem fazer o candidato perder pontos.
8. Controle a pressão sobre si mesmo
Lembre-se: a OAB é uma prova importante, mas que não tem concorrência. Portanto, fique tranquilo. Manter a calma durante a prova é essencial para um bom desempenho.
Em outras palavras, não se pressione demais, pois isso pode atrapalhar sua concentração e o desempenho durante a prova. Tenha em mente que está bem preparado.
E aí, gostou das nossas dicas sobre como manter a calma na prova da OAB? Tem outras dicas para nos contar? Comente aqui a sua experiências!