Como funciona o cronograma de estudos
É verdade que existem aqueles alunos que têm um pouquinho de preguiça de estudar para a OAB… Mas isso vai mudar a partir de hoje. Inclusive, já encaminha o link desse post para aquele seu amigo que adora procrastinar os estudos, porque hoje todo mundo vai entender como funciona um cronograma de estudos e como isso pode te ajudar a estudar para a OAB.
Estamos todos cansados de saber que estudar para a OAB é meio complicado, principalmente quando você precisa fazer isso sozinho. É difícil especialmente para aqueles que decidem tentar a sorte e conseguir a aprovação sem a ajuda de um cursinho. Mas calma. Pra tudo tem um jeito.
Quando se está sozinho, surge aquela dificuldade para se organizar, não saber o que estudar, quanto tempo você deve ler a matéria no dia e assim por diante, certo? Pois é. Isso tudo gera um grande atraso na preparação do candidato e acaba que a reprovação na OAB vai chegando de fininho.
Vamos ser sinceros aqui. Em hipótese alguma você pode ser aquele aluno que começa a estudar sem um planejamento. Isso pode dar muito errado. Você precisa ter um planejamento de estudos e um cronograma.
Dizem que, para estudar para concurso, faculdade, escola ou qualquer prova (especialmente para a OAB), o melhor processo de aprendizagem é a repetição. Ter comportamentos repetitivos ajuda o corpo a trabalhar melhor. Ou seja, quanto mais você estudar, mais você aprende. E se você criar um plano de estudos e seguir um cronograma — e seguir isso todo dia — você com certeza vai se sair bem.
A verdade é que o plano de estudos te ajuda a se organizar. Junto com a ajuda do cronograma, o seu processo de aprendizagem pode dar uma guinada. Isso existe para que você tenha uma rotina e melhore a sua produtividade. Simples.
Só que, pessoas são diferentes e têm rotinas diferentes. Aí, você se pergunta: para mim, como funciona o cronograma de estudos? Por isso, um cronograma pode ser 100% personalizado. Se você está terminando a faculdade e está trabalhando, o seu cronograma vai funcionar de um jeito. Se o seu amigo tem tempo livre, o cronograma dele vai funcionar de outro jeito.
Se está pensando em montar ou ter o seu próprio cronograma de estudos, você precisa de algumas dicas e uma lista de como ele funciona. Segue:
- Analise sua rotina;
- Analise as matérias que precisa estudar;
- Priorize os conteúdos que você tem mais dificuldade;
- Liste as disciplinas nas quais possui mais facilidade;
- Seja fiel ao cronograma;
- Tenha um tempo diário para estudar;
- Separe um dia para descanso;
- Defina metas diariamente;
- Anote as tarefas que estarão no cronograma;
- Comprometa-se com os estudos.
Esse texto conseguiu te ajudar de alguma forma? Ainda temos muitos outros posts sobre esse assunto em nosso site. Sinta-se à vontade para procurar, ler, reler e deixar um comentário.