6 Técnicas para manter a concentração nos estudos
Ser aprovado na prova da OAB é o desejo de muitos candidatos. Porém, para alcançar um resultado positivo, você precisa manter a concentração nos estudos. Isso nem sempre é fácil, e as pequenas distrações cotidianas acabam diminuindo seu rendimento e aprendizado. A consequência é que se torna mais difícil conquistar sua carteirinha da Ordem.
Sendo assim, siga com a leitura e descubra as melhores técnicas para combater o desânimo e manter o foco em sua preparação.
Técnicas para manter a concentração
Algumas vezes, sua falta de concentração pode ser gerada por causa de planejamento incorreto, por procrastinação ou por atitudes que estão sugando sua energia. Porém, seguindo os processos abaixo, será bem mais fácil manter uma rotina de estudos eficiente.
1. Saia das redes sociais
As redes sociais consomem um grande tempo que poderia ser dedicado a seu processo de aprendizagem. Sendo assim, vinte ou trinta minutos antes de começar a estudar, desconecte-se do Facebook, do Instagram, do Twitter ou de qualquer outra plataforma.
Assim, você já condiciona seu cérebro a sair da agitação social e pode começar sua rotina mais tranquilamente. Do mesmo modo, as pausas constantes feitas para ver aquela postagem nova são evitadas e é possível manter por mais tempo a concentração acadêmica.
2. Não fique apenas na leitura
Quando estamos apenas lendo um conteúdo, é muito mais fácil pensarmos em outras coisas e perdermos o foco da matéria em questão. Desse modo, durante o tempo do estudo concentre-se na resolução de exercícios e elaboração de resumos daquilo que você está lendo. Isso fará com que seja muito mais difícil perder a concentração.
3. Coloque o celular em outro cômodo
Uma pesquisa realizada na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostrou que apenas a presença do celular, esteja ele ligado ou desligado, afeta a concentração da pessoa. O que ocorre é que o cérebro, de forma automática, impulsiona o indivíduo a utilizar ou dar uma olhada no equipamento, causando desatenção.
Sendo assim, o ideal é você deixar seu celular longe do local de estudo. Pode ser na sala, em outro quarto ou, se estudar em uma biblioteca, coloque-o no armário destinado às bolsas.
4. Estude uma disciplina por vez
As disciplinas de Direito exigem uma grande carga de leitura, e cada conteúdo tem muitos detalhes e regras. Ou seja, durante um momento ou outro de desatenção você pode perder conhecimentos importantes cobrados na prova.
Desse modo, não misture os tópicos de estudo e concentre-se em um assunto por vez. Crie um cronograma e distribua as matérias ao longo da semana. Dependendo do assunto em questão, é possível encaixar dois ou até mais conteúdos por dia, mas se lembre de estudá-los em horários distintos.
5. Observe seu ciclo de produtividade
Existem momentos de seu dia em que é mais fácil manter a concentração nos estudos do que em outros, correto? Isso ocorre por causa do ciclo de produtividade que cada pessoa possui. Sendo assim, aproveite seu período de maior energia e dedique-se às matérias mais difíceis ou que você possui maior dificuldade.
6. Escute música em um idioma que você não entenda
A música ajuda na concentração, porém apenas se for em um idioma desconhecido ou uma composição orquestrada. A ideia é seu cérebro processar somente a melodia, o que aumenta o rendimento nos estudos. Contudo, se você compreender a letra, o efeito será reverso, e o som acabará gerando distração.
Agora, coloque em prática cada uma das técnicas apresentadas ao longo do texto. Todas são extremamente simples, mas muito úteis para você que deseja ter mais concentração nos estudos para a OAB. Também não deixe de conferir nosso curso extensivo de preparação para a primeira fase do exame e aumente suas chances de ser aprovado.