OAB divulga cartilha de cuidados de prevenção contra a COVID-19 para o XXXII Exame de Ordem Unificado, que acontece domingo (13).
Divulgada na última terça-feira (08), a cartilha contém informações sobre os cuidados que deverão ser tomados durante a prova que acontecerá no domingo, 13. Os protocolos de segurança adotados são orientados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e órgãos de saúde e vigilância sanitária.
ENTRADA E PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA
Na entrada do exame, os fiscais irão medir a temperatura de todos os examinandos, o candidato que apresentar temperatura maior que 37,8°C não poderá realizar a prova.
Os candidatos terão permissão de usar, além da máscara, face shield, luvas descartáveis e óculos de proteção transparentes. Em caso de uso de máscara descartável, será possível a troca da mesma, desde que o candidato leve consigo um saco plástico transparente para o descarte.
Através de um post no Instragram, a OAB informou, também, a sugestão de ordem de entrada dos examinandos por ordem alfabética.
- GRUPO 1: CANDIDATOS COM AS INICIAIS DOS A a G; Entrada às 11:30.
- GRUPO 2: CANDIDATOS COM AS INICIAS H a N; Entrada às 12:00.
- GRUPO 3: CANDIDATOS COM AS INICIAS O A Z; Entrada às 12:30.
A proposta foi desenvolvida para evitar aglomerações. É proibida a circulação de candidatos no local da prova.
PROTEÇÃO NO LOCAL DE PROVA
No local de aplicação da prova o candidato deve:
- Higienizar as mãos com os materiais adequados para a limpeza. O procedimento deve durar, no mínimo, 20 segundos. Os materiais serão disponibilizados pela equipe da FGV, nas salas de aplicação, nas Coordenações e nos banheiros.
- Ao tossir, cobrir nariz e boca, com a parte interna do cotovelo.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca. Além disso, é recomendado evitar abraços, apertos de mão e beijos no rosto.
- Utilizar máscara. O uso deve ser individual. E o modelo pode ser qualquer um, incluindo o N95.
- Não compartilhar o uso de objetos de uso pessoal.
- Limpar, com frequência, as mesas, balcões e qualquer outra superfície de trabalho.
Além disso, terão rotas e marcações no chão, para garantir distanciamento social. As salas serão organizadas com distanciamento máximo entre as carteiras e haverá higienização dos ambientes, antes da entrada dos candidatos e colaboradores, bem como ao final das atividades.
A equipe de colaboradores também terá uma rotina para manter a segurança deles e dos examinandos.
Os Coordenadores serão responsáveis pela higiene dos envelopes das provas, já os Fiscais de Aplicação e Aplicadores especializados ficarão responsáveis para recolher e guardar os itens proibidos no envelope Porta-Objetos. Ambos deverão higienizar as mãos antes e depois das atividades.
CUIDADOS NA HORA DA IDENTIFICAÇÃO
A identificação dos candidatos será feita a uma distância segura pelos Fiscais de Aplicação.
Durante a identificação, que servirá para reconhecer facialmente o examinando, o candidato deverá ficar sem máscara, após a identificação, o candidato deverá recolocar a máscara.
É importante a higienização das mãos antes e depois da retirada da máscara.
No final da aplicação, será autorizado, durante os últimos 60 minutos da aplicação, que os examinandos levem o Caderno de Rascunho para casa.
ALIMENTAÇÃO E IDA AO BANHEIRO
É comum em provas extensas que os candidatos levem comida e tenham permissão de ir ao banheiro. Durante a aplicação, será permitido a realização de lanches rápidos, e só quando for estritamente necessário.
É aconselhável que os examinandos levem água para consumo próprio, em embalagem transparente, para que sejam evitados usos de bebedouro.
Na ida ao banheiro, haverá procedimento de segurança próprio, em que os Fiscais de Banheiro, a uma distância segura, irão fazer o procedimento de detecção de metais.
É importante que todos sigam os protocolos de segurança para que a prova seja aplicada da maneira mais segura possível para todos.