4 técnicas para resolver as questões da OAB na primeira fase
Você teve que estudar muito para garantir o sonhado canudo do bacharelado em Direito. Horas de sono perdidas ao estudar para o vestibular e para as provas finais, além de dores nas costas por carregar seu pesado Vade Mecum para todos os lugares provavelmente fizeram parte dessa jornada. Mas antes de ostentar sua carteirinha vermelha de advogado, você precisa se preparar para resolver questões da OAB.
Nesse ponto, é indispensável que você perca mais algumas horas de sono revisando os conteúdos que aprendeu ao longo da graduação e até mesmo aprendendo temas pelos quais a faculdade passou batido. No entanto, também é preciso ter uma técnica para evitar pegadinhas, otimizar o tempo e acertar mais questões da OAB.
Neste artigo apresentaremos 4 técnicas para você ampliar suas chances de acertar mais questões da Fundação Getúlio Vargas e poder dizer com orgulho que é um advogado. Confira!
1. Circule palavras-chave do enunciado
Mais frustrante do que errar uma questão é errar por não ler corretamente o enunciado. Ao longo da sua vida acadêmica, provavelmente você já perdeu alguns pontos por marcar a alternativa correta quando o comando pedia o oposto.
Na prova da OAB, esse erro pode deixar você um ano mais longe do seu sonho. Para fugir do erro, circule no enunciado as palavras que identificam o comando da questão: correta, incorreta, verdadeira, falsa, inconstitucional etc.
2. Identifique termos generalizadores nas questões da OAB
O Direito não é uma ciência absoluta e, na maioria dos casos, tomar um princípio ou uma regra como geral torna a alternativa incorreta.
Um caso muito comum é a pegadinha da pena de morte no Brasil. Os exames costumam eliminar diversos candidatos dizendo que em nenhum caso esse tipo de pena é tolerado — o que é um erro, pois existe uma exceção constitucional que permite a penalidade de morte em guerra declarada.
Sabendo dessa dica, quando você não tem certeza da resposta e vê expressões como a destacada acima, considere como incorreta.
3. Elimine alternativas altamente improváveis
Abuse dos seus conhecimentos acerca dos princípios gerais do Direito para resolver questões da OAB. Assim como no caso das expressões generalistas, as questões que contradizem os princípios gerais do Direito tendem a ser incorretas.
Essas questões normalmente tentam afastar a aplicabilidade da regra em um caso específico, e mesmo que você não conheça a situação apresentada, você pode tender a marcá-la como incorreta.
4. Otimize o tempo e dê preferência aos assuntos que você domina
Por fim, você deve fazer o possível para responder o máximo de questões corretas ao longo das 5 horas de duração do certame. Pode parecer muito, mais você tem menos de 4 minutos para resolver cada uma das 80 questões.
Sendo assim, se você gasta 12 minutos para resolver uma pergunta da primeira fase da OAB, você perdeu o tempo de resolver outras duas.
Por isso, é fundamental que você inicie sua prova pelas matérias que você se preparou melhor e não perca as horas iniciais com questões complexas que demandam muitas leituras. Deixe essas perguntas complexas para resolver no fim da prova.
Contudo, conquistar a aprovação apenas com essas dicas é quase impossível. Para tanto, você precisa estudar muito e buscar conhecimento para resolver as questões da OAB. Veja 5 motivos pelos quais fazer um curso online é uma excelente opção para a sua preparação!