6 dicas para carreira de advogados iniciantes
Você que está se preparando para vencer a importante etapa que é passar na prova da OAB já deve estar sentindo também a expectativa por estar prestes a iniciar sua carreira como advogado.
É natural que, nesse momento, você esteja cheio de dúvidas sobre a profissão, o mercado de trabalho, os segredos da carreira e os caminhos para alcançar o sucesso na advocacia. Afinal, a concorrência na área é grande: o Brasil já tem mais de 1 milhão de advogados.
Mas não se preocupe: com alguns conselhos e direcionamentos, o advogado iniciante pode driblar as inseguranças, para começar, assim, sua trajetória profissional de forma mais segura.
Quer iniciar sua carreira com o pé direito? Continue a leitura e aprenda 6 dicas que vão ajudá-lo a evitar erros!
1. Especialize-se
Segundo pesquisa divulgada pelo Portal IG, o Brasil é o país com mais cursos de Direito do mundo. Diante dessa grande concorrência para o profissional, a especialização é o melhor caminho.
Especialistas são unânimes ao afirmar que o advogado que deseja se destacar precisa se especializar na sua área de afinidade. Uma dica importante é pesquisar por áreas em expansão, que sejam tendência no mercado e que tenham necessidade de bons profissionais.
2. Conheça bem o mercado
Todo profissional, antes de iniciar em uma atividade, precisa conhecer seu mercado. Isso inclui a detecção de seus potenciais clientes, ou seja, o público-alvo para o qual você vai prestar seus serviços, além do estudo das tendências do momento — como as tecnologias utilizadas na área — e da identificação de seus concorrentes e fornecedores.
3. Mantenha bons relacionamentos
O networking é uma ferramenta estratégica para os advogados iniciantes e isso já pode ser cultivado durante a graduação. Estabeleça relações sólidas com colegas, professores e, quando possível, com profissionais experientes da área.
Todos esses contatos serão importantes fontes para obtenção de clientes, trocas de experiências, contatos, dicas e referências.
4. Comunique-se com clareza
Comunicar-se com o cliente de maneira segura e eficiente é vital para o bom desempenho do advogado. Por isso, tenha atenção para utilizar uma linguagem objetiva, sem excesso de termos técnicos que possam criar uma barreira na comunicação e atrapalhar o entendimento entre você e o cliente.
5. Conquiste seu cliente
Para captar novos clientes, você pode adotar algumas estratégias, como:
- trabalhar seu networking;
- estabelecer parcerias com outros advogados;
- participar ativamente de encontros e entidades de classe;
- ministrar palestras sobre sua área de atuação.
E tão importante quanto captar novos clientes é manter os antigos. Para que isso aconteça, seja comprometido com eles. Ouça-os e procure sempre entender suas necessidades.
6. Divulgue seu trabalho
De nada adianta se capacitar e fazer um excelente trabalho se as pessoas não souberem disso. Portanto, invista na sua divulgação, sem deixar de respeitar o Código de Ética, é claro.
Utilize as redes sociais e seu grande alcance a seu favor, e não deixe de estar presente em eventos da área, sempre com seu cartão em mãos. E conte para todos os seus conhecidos que você está atuando: o tradicional marketing boca a boca também é importante para captar clientes.
Esperamos que, com essas dicas, você se sinta mais seguro para driblar as inseguranças do início da carreira e mais preparado para encarar a concorrência do mercado. É muito importante que os advogados iniciantes tenham essas posturas em mente, para que, assim, possam trilhar uma carreira de sucesso no Direito.
Gostou dessas dicas e quer continuar informado sobre a carreira em Direito e a prova da OAB? Então, aproveite e siga agora mesmo nossas páginas no Facebook e no Instagram.