Por que a leitura dinâmica ajuda na aprovação da OAB?
Você já ouviu falar em leitura dinâmica? Essa é uma técnica cujo objetivo é acelerar a velocidade de interpretação de textos. Desse modo, é possível ler uma maior quantidade de material em menos tempo e, ainda, conseguir uma compreensão do conteúdo superior à média da população geral.
Ou seja, já deu para notar que esse método é mais do que vantajoso para o processo de estudo, não é mesmo? Ainda mais para a preparação da prova da OAB, que exige dos candidatos domínio sobre os Códigos Civil e Penal, questões de Direito Constitucional e Administrativo, Estatuto da Ordem, entre outros.
Portanto, venha com a gente entender como utilizar a leitura dinâmica em seu cotidiano e por que ela o deixa mais próximo da aprovação.
As vantagens da leitura dinâmica para estudantes de Direito
A leitura dinâmica oferece diversos benefícios para quem a pratica, e o público do curso de Direito não fica de fora da lista. Exatamente por lidarem com uma grande quantidade de material escrito, eles precisam otimizar sua forma de ler para assimilarem tudo o que é necessário. Diante disso, podemos citar três grandes vantagens para você que se enquadra nesse cenário.
Maior quantidade de leitura
Um leitor padrão consegue ler 150 palavras por minuto. Já quem usa a leitura dinâmica chega a ler 800 palavras dentro do mesmo tempo. Ou seja, é um valor mais do que cinco vezes maior. O que significa que você será capaz de estudar muito mais leis, decretos e livros da área jurídica.
Otimização do aprendizado
Juntamente com a velocidade acelerada, quem pratica a leitura dinâmica afirma que a compreensão do conteúdo aprendido chega a 80%. Isso contra os 60% de um leitor médio. Então, com a técnica, está mais do que claro que é possível otimizar o aprendizado.
Maior concentração
A partir do momento em que você coloca esse método de leitura em prática, sua capacidade de concentração aumenta muito mais. Sendo assim, a assimilação das legislações, súmulas e decisões jurisprudenciais torna-se bem mais simples. Afinal de contas, as distrações deixam de fazer você perder tempo.
A forma correta de utilizar a técnica da leitura dinâmica
Apesar dos vários benefícios que apresenta, a técnica de aceleração só será efetiva em seus estudos para a OAB se usada da forma correta.
Não ache que a leitura dinâmica é milagrosa
A leitura dinâmica funciona como uma ferramenta de aprendizagem auxiliar. Isso quer dizer que ela não deve ser vista como uma fórmula mágica que vai resolver todos os seus problemas. Você ainda precisa de dedicação, precisa resolver exercícios, fazer simulados e estudar bastante para conseguir sua carteirinha da Ordem.
Realize treinos regulares
Para conseguir utilizar a leitura acelerada, é necessário bastante treino. Por isso, monitore regularmente seu tempo de leitura e passe a entender a informação em blocos em vez de analisar as palavras de forma individual. Pratique isso com textos simples e, posteriormente, passe para conteúdos mais complexos.
Faça pelo menos uma leitura aprofundada do conteúdo
Por mais que a leitura dinâmica o ajude a ler mais rápido e compreender melhor o assunto, ela sempre fará você perder alguma informação do texto. Sendo assim, é importante estudar com calma e de forma aprofundada pelo menos uma vez. Depois disso, quando for revisar algum assunto ou ver modificações legislativas, pode colocar em prática a técnica de aceleração.
Bem, chegamos ao final do artigo de hoje. Esperamos o conteúdo aqui apresentado ajude em seu processo de preparação para a OAB, deixando-o mais perto da aprovação. Porém, caso queira um auxílio extra para conquistar sua carteira da Ordem, confira nossos cursos online. Há opções extensivas e voltadas à resolução de questões.
Inscreva-se ainda hoje no Estudar para a OAB!