Questões dissertativas da prova da Ordem: como se sair bem
Depois da aprovação na primeira fase, você ainda precisa enfrentar mais uma etapa na prova da OAB para conseguir sua carteirinha. É aqui que entram as temidas questões dissertativas, assim como a elaboração da peça profissional.
O problema é que muitos candidatos ficam receosos de não saber o que responder nessa perguntas. Outros acabam demorando muito tempo tentando organizar as ideias. E há também aqueles que simplesmente travam diante da folha em branco.
Então, o que fazer para se sair bem no exame e ser aprovado? É isso que vamos explicar para você com algumas dicas incríveis. Venha com a gente!
Analise qual a melhor área para responder as questões dissertativas
A prova da OAB tem quatro questões dissertativas, só que elas seguem um tema único, que você vai escolher na hora da inscrição no exame. Isso significa que as perguntas podem tratar de: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário.
Diante dessas opções, escolha aquela que você acredita que será mais simples de responder ou com a qual tenha mais afinidade. Isso ajudará na hora de expressar ideias por meio do texto.
Escreva resumos dos assuntos que podem cair na prova
Escrever resumos é uma ótima forma de organizar o conteúdo em sua mente e praticar a objetividade. Dois pontos essenciais para o momento de responder as questões dissertativas. Além do mais, é uma maneira de estudar e fazer revisões.
Relacione palavras-chave a cada conteúdo
A cada conteúdo estudado, liste várias palavras-chave que representem aquele material. Isso vai ajudá-lo a se lembrar do assunto na hora da prova e fazer as ideias fluírem.
Crie suas próprias questões dissertativas
Depois de estudar um assunto, formule algumas questões dissertativas e responda cada uma delas. Essa é uma ótima estratégia para treinar sua habilidade de escrita, sua objetividade, capacidade de organizar ideias e velocidade de resposta. Além, é claro, ser uma forma positiva de revisar o conteúdo.
Leia de forma constante
A leitura ajuda no processo de escrita. Isso é um consenso. Portanto, leia livros variados, revistas e notícias em portais de comunicação. Tudo isso vai ajudá-lo a melhorar sua capacidade de coordenar pensamentos, bem como habilidade ortográfica e gramatical.
Marque a ideia principal de cada pergunta
É bastante comum as perguntas trazerem textos grandes, com informações variadas. Sendo assim, você precisa marcar o que, de fato, os examinadores estão querendo saber na questão da prova da OAB. Por isso, pegue a caneta e circule a ideia central de cada uma das questões dissertativas. Essa ação fará com que você não se confunda e não dê uma resposta diferente daquilo que está sendo solicitado.
Responda as questões dissertativas criando tópicos
Antes de começar a desenvolver suas ideias dentro da questão, é interessante organizar em tópicos tudo o que você pretende abordar no texto. Dessa maneira, ganha-se tempo, você consegue ser mais objetivo e, além disso, não esquece de nenhuma informação importante.
Bem, temos certeza que as sete dicas apresentadas vão ajudá-lo a responder questões dissertativas de uma forma muito mais eficiente. Sendo assim, nada de ficar ansioso ou com medo dessa etapa da prova da OAB. Afinal de contas, ela é apenas mais um degrau para fazê-lo chegar a aprovação final.
Caso tenha gostado do texto de hoje, não se esqueça de compartilhá-lo nas redes com os seus amigos.