4 técnicas de estudo: descubra formas de melhorar sua produtividade
Você quer render mais durante seu processo de preparação para a OAB? Quer se sair bem nas provas da faculdade sem ficar até de madrugada fazendo revisões? Bem, para isso, vale a pena conhecer algumas técnicas de estudo que vão ajudar nesse processo.
Ao longo do artigo, vamos citar quatro opções para colocar em prática. Assim, você pode escolher a que mais funciona para o seu estilo. Boa leitura!
1. Técnicas de estudo: autoexplicação
A técnica da autoexplicação funciona de forma extremamente simples e igualmente eficiente. Para realizá-la, você deve estudar um conteúdo e, logo em seguida, explicar para si mesmo o que entendeu daquele assunto. Essa explicação deve ser feita com as suas próprias palavras. Assim, nada de ficar repetindo o que está no livro ou na apostila.
Para fazer esse processo, vale a pena ir para a frente de um espelho e agir como se estivesse dando uma aula a si mesmo. Ou então, pegue o celular e grave sua explicação. Dessa maneira, você pode até usar esse material para estudar no futuro.
2. Técnicas de estudo: resolução de exercícios e simulados
Você já ouviu dizer que a prática é a melhor forma de aprender algo? Bem, tendo isso em mente, outra ótima técnica de estudo é realizar exercícios ou simulados depois de ver um conteúdo novo.
Dessa maneira, o cérebro é forçado a processar todo o conhecimento aprendido para resolver questões. Isso ajuda na fixação das informações e na criação de novo dados. Afinal, você precisará criar conexões entre vários assuntos para acertar as respostas.
3. Técnicas de estudo: elaboração de perguntas
A elaboração de perguntas é parecida com a autoexplicação. Porém, o seu objetivo aqui será criar questionamentos sobre o assunto estudado e não apenas relatá-lo com as suas próprias palavras.
Sendo assim, concentre-se em fazer perguntas relacionadas a por que algo ocorreu ou o que causou a criação de certa lei, por exemplo. Esse tipo de indagação exige um esforço maior do cérebro para compreender em profundidade o que está sendo estudado. Isso significa sair da sua zona de conforto e aprofundar seus conhecimentos.
4. Técnicas de estudo: prática contínua
A técnica da prática contínua nada mais é do que estudar algo de forma recorrente, dentro de uma rotina e de modo bem distribuído.
Aqui, seu objetivo é criar um cronograma de aprendizagem e definir um horário e dia da semana para cada conteúdo. Isso faz com que você consiga aprender de verdade e lembrar das informações que precisa por um período maior de tempo.
Colocando o estudo em prática
As quatro técnicas de estudo que apresentamos são algumas das mais produtivas, de acordo com um estudo feito pela revista científica Psychological Science in the Public Interest, dos Estados Unidos. Porém, de nada adianta conhecer opções para aprender melhor se você não se dedicar ao processo.
Dessa maneira, incorpore um, dois ou os quatro métodos citados à sua rotina diária. Faça ajustes quando necessário, mas mantenha a disciplina. Nada de desistir depois de um semana porque não está vendo um resultado milagroso. Você precisa ter paciência e foco em seus objetivos. Apenas assim, será possível observar um mudança positiva em longo prazo.
Caso conheça outras técnicas de estudo interessantes e que ajudem na produtividade, não deixe de compartilhá-las conosco aqui nos comentários. Estamos curiosos!