Passei na OAB e agora?
Passei na OAB sem terminar a faculdade e agora?
A regra é clara: você precisa estar matriculado nos dois últimos semestres da graduação em Direito para fazer o Exame da Ordem. Porém, algumas seccionais acabam sendo mais flexíveis, então, dependendo, o candidato consegue resolver as suas pendências e fazem o pedido da carteira antes de ter concluído a faculdade.
Nesse momento, o diploma acaba não sendo necessário, já que o MEC demora um pouquinho para resolver essa questão, então as seccionais podem sim, aceitar a apresentação de conclusão do curso em meio ao pedido da carteira, portanto que comprove que fez a OAB estando nos últimos dois semestres. Com isso, o estudante pode ter a carteira e exercer algumas atividades.
Se o estudante de Direito conseguir a carteira da OAB antes de se formar, as portas e janelas do mercado de trabalho se abrirão ainda mais para ele, porque além de ficar conhecido, ele vai não só conseguir contatos, mas também ganhar experiências e conhecimentos profissionais.
Nunca consigo passar na OAB e agora?
É sabido que sim, o Exame da ordem é difícil, mas o que você tem que ter em mente é: sempre tentar fazer o exame de novo, quantas vezes forem necessárias. Por que isso? Porque a carteira vai ser importante para o seu futuro no mercado de trabalho.
Então, não existe isso de: “não passei na OAB e acabou, não vou tentar fazer novamente”. O importante é não desistir. Além do mais, a OAB realiza três exames por ano, então o candidato tem três tentativas para conseguir a sua aprovação.
Em nosso site você encontra diversas dicas de como se preparar para a OAB e não falhar no exame. Além disso, oferecemos cursos preparatórios para quem está querendo se preparar para essa nova etapa.
Me formei em Direito mas não quero fazer a OAB. No que posso trabalhar?
Preparamos uma lista com algumas funções que podem ser exercidas sem a carteira da OAB:
- Professor;
- Auditor da Receita Federal;
- Diplomata;
- Delegado de Polícia;
- Escrivão da Polícia Militar;
- Defensoria Pública;
- Oficial de Justiça;
- Jurista;
- Concurseiro.
Ficou com alguma dúvida? Temos um espaço abaixo aberto para comentários.