Carteira da OAB: por que ela é tão importante para sua profissão
Você, muito provavelmente, deseja conseguir sua carteira da OAB, estamos certos? Na verdade, a prova para tirar o documento é uma etapa quase que automática para todos os profissionais que concluem uma graduação em Direito. Porém, você sabe por que a carteirinha é assim tão importante? É o que vamos explicar ao longo do texto. Confira!
A carteira da OAB atesta sua qualificação enquanto profissional
Para receber a carteira, você precisa realizar uma prova um tanto complexa. Ela é dividida em duas etapas e traz questões aprofundadas relacionadas ao conhecimento jurídico. Assim, apenas é aprovado quem tem, realmente, um bom domínio sobre a área.
Em todo o continente americano, apenas o Brasil, os Estados Unidos e o Canadá têm esse tipo de exame. E ele é importante porque é uma prova para o mercado de trabalho de sua capacidade profissional. Ou seja, é uma forma de se destacar perante a grande quantidade de bacharéis de Direito que existem atualmente.
A carteira é indispensável para quem quer advogar
Seguir a carreira de advogado é o caminho mais natural para os estudantes depois que saem da faculdade. Contudo, apenas o diploma universitário do curso não é suficiente para ingressar nessa profissão. Se você quiser advogar, precisa, obrigatoriamente, conseguir a carteira da OAB.
Isso vale para quem quer trabalhar em qualquer área, seja civil, penal, tributária etc. E também não importa sua forma de atuação, seja como autônomo ou em firmas de advocacia, em diferentes empresas privadas ou em instituições públicas.
Sem a carteira da OAB suas opções de carreira ficam restritas
Como você não poderá advogar até ter sido aprovado no exame da Ordem, as possibilidades de atuação profissional também diminuem. Aqui no site, temos um post detalhando todas as possíveis carreiras as quais você pode se dedicar apenas com o diploma de bacharelado.
As opções não são muitas, mas incluem, entre outras, o trabalho como assistente jurídico e auditor da Receita Federal.
A carteirinha é necessária para vários concursos públicos
Existem alguns cargos em concurso, como o que citamos de auditor da Receita, que não exigem a carteira da OAB. Contudo, para vários outros editais é necessário que você tenha atuado como advogado durante certo período de tempo. É o caso das classificações para juiz, delegado (em alguns estados) e procurador da República. Então, apesar de você não advogar quando aprovado nesses cargos, eles exigem experiência prévia na área.
A carteira da Ordem garante seus direitos essenciais como advogado
A Ordem dos Advogados do Brasil é uma espécie de órgão colegiado que representa os profissionais da área no país. Ela regulamenta a profissão, bem como luta para garantir os direitos essenciais da classe. Sendo assim, a partir do momento em que você consegue a carteira da OAB passa também a ter acesso a todos os benefícios assegurados pela Ordem.
Entre os vários direitos garantidos ao advogado, podemos citar a inviolabilidade de seu escritório ou local de trabalho e a comunicação com o cliente, independentemente do local em que este se encontre.
Portanto, depois de tudo o que explicamos, fica claro que a carteira da OAB é extremamente importante para você que é formado ou está cursando Direito. Sendo assim, estude para ser aprovado no exame e conseguir seu documento.
O melhor é que aqui no site temos aulas completas para ajudar você nessa preparação, assim como um banco de questões resolvidas. Também disponibilizamos um sistema totalmente gratuito para quem deseja criar um plano de estudos. Ou seja, não há desculpa para não conseguir a tão desejada carteirinha da Ordem!