Descubra 5 métodos para não perder tempo e manter o foco na OAB
Você precisou de muita dedicação e disciplina para passar pelos 5 anos do bacharelado em Direito, além de muita força para carregar seu amado e pesado Vade Mecum enquanto estudava para as provas. No entanto, antes de poder ostentar sua carteirinha e afirmar, com orgulho, que é um advogado, é preciso ter foco na OAB — afinal, menos de 15% dos candidatos conseguem passar pela primeira etapa do Exame.
Mas não se desespere, pois, ao longo deste artigo, apresentaremos 5 métodos para que você possa eliminar todas as distrações e concentrar todas as suas energias em conquistar o título de advogado, mesmo que você não tenha muito tempo para estudar.
1. Escolha um horário em que você se sinta disposto
A primeira coisa que você precisa saber antes de iniciar seus estudos para a OAB é que a qualidade do seu tempo é muito mais importante que a quantidade de horas que você tem para estudar. Por isso, é fundamental que você crie maneiras de aproveitar, ao máximo, cada minuto que você investe, lendo suas apostilas, assistindo a videoaulas e resolvendo questões.
Para garantir a disposição necessária para encarar a leitura de temas de que você nunca gostou tanto, estude em um horário em que você se sinta mais disposto. Via de regra, durante a manhã, logo depois de alguns exercícios, é a melhor hora para iniciar sua preparação.
2. Crie uma rotina de estudos
Você precisa também condicionar seu corpo a estudar dentro daquela janela de tempo determinada. Sabe por que sentimos fome sempre nos mesmos horários? Isso acontece em razão de condicionarmos o nosso corpo àquele determinado momento de comer.
Com o estudo, o processo é semelhante: se você condicionar sua mente a reservar a parte da manhã para estudar, será muito mais fácil se concentrar para começar a preparação.
3. Mantenha o ambiente de estudos organizado
Além do horário, é fundamental que você dê uma atenção especial ao local em que você estuda. Se possível, tente sempre estudar no mesmo lugar — isso será um estímulo adicional à sua concentração.
O ideal seria, inclusive, que você pudesse estudar em um ambiente destinado a essa prática, como em uma biblioteca pública. A obrigatoriedade do silêncio, as outras pessoas estudando, e o ambiente diferente o deixarão constrangido a fazer qualquer coisa que não seja estudar.
4. Evite distrações para ter foco na OAB
Nesse local de estudos, você não pode estar exposto a nada que tire seu foco das questões e do conteúdo que está sendo trabalhado.
No momento de estudo, seu celular será um grande inimigo — assim como a televisão, as notificações do computador e os amigos sem foco.
Por essa razão, coloque seu telefone no modo avião, desative todas as notificações do computador e afaste-se de pessoas que não estão concentradas em estudar.
5. Trabalhe técnicas de memorização
Por fim, coloque as revisões e técnicas de memorização na sua rotina. Afinal, é quase impossível reter todos os conteúdos até a hora da prova.
Estabeleça uma rotina de releitura das principais anotação de cada tema, faça muitas questões dos Exames anteriores da OAB e de outros concursos da Fundação Getúlio Vargas e abuse dos resumos e mapas mentais.
Agora, antes de começar a estudar para o Exame da Ordem, concentre sua energia em compartilhar este artigo em suas redes sociais e ajude seus amigos a manter o foco na OAB.