Como começar a estudar para a OAB: dicas para quem se sente perdido
Você quer atuar como advogado, mas não faz ideia de como começar a estudar para a OAB? Essa é uma sensação muito comum entre vários estudantes de Direito. Afinal, não é fácil dar conta de todo o conteúdo cobrado no edital da Ordem. Muitos menos ter que conciliar esse processo de preparação com as atividades da faculdade e do trabalho ou estágio.
Pensando em tudo isso, resolvemos trazer algumas dicas essenciais para ajudá-lo a organizar a sua rotina. Assim, com certeza, a ansiedade vai diminuir e será mais fácil se sair bem na avaliação. Venha com a gente!
Como começar a estudar para a OAB: primeiros passos
Tudo o que você ainda não conhece gera ansiedade e pode deixá-lo um tanto perdido. Portanto, para evitar que isso ocorra com a prova da Ordem, é preciso informar-se sobre ela ao máximo.
Defina quando vai fazer a prova
Em geral, o exame da Ordem ocorre três vezes ao ano: no começo do semestre, entre os meses de maio e junho e perto do fim do segundo semestre. Dessa maneira, identifique qual o período mais propício para você fazer a prova. Isso ajudará em toda a preparação subsequente.
Leia o edital com atenção
Conhecer os detalhes da avaliação também é imprescindível. Sendo assim, entre no site da FGV dedicado aos exames da Ordem. Então, confira o edital da última prova.
Desse modo, você poderá observar quais os conteúdo cobrados pela banca, bem como verificará detalhes do processo avaliativo. Isto inclui quantidade de questões da primeira e segunda etapa, contagem de pontos e critérios de eliminação.
Crie um plano de estudos
De posse das informações anteriores, é hora de criar seu cronograma de estudos. Aqui, você vai definir quantas vezes por dia vai estudar e qual será o conteúdo a ser trabalhado em cada momento. A partir de agora começa, de fato, sua rotina de preparação.
Como estudar para a OAB: durante a rotina
Os primeiros passos ajudam você a ficar mais tranquilo e começar seus estudos de forma confiante. Contudo, muita gente se perde durante a prática cotidiana. Então, as dicas abaixo são de como estudar para a OAB sem se desmotivar ou perder a disciplina.
Escolha um curso preparatório
O curso preparatório vai ajudá-lo a manter a organização dos conteúdos. Ao mesmo tempo, vai ajudar no processo de motivação, pois você terá um incentivo a mais para estudar.
Sendo assim, escolha um programa que encaixe na sua rotina, podendo ser online ou presencial. Aqui, nós temos diferentes opções para quem está se preparando para a primeira fase, incluindo um curso apenas com resolução de questões.
Defina momentos para o lazer
O lazer não pode ficar de fora do processo de estudo. Isso porque é preciso relaxar e dar opções de descanso para o cérebro repor as energias. Do contrário, você pode ficar estafado e apresentar uma queda de rendimento dentro da rotina de aprendizagem. Dessa maneira, separe um dia da semana, bem como alguns momento diários apenas para se divertir.
Realize revisões frequentes
As revisões também fazem parte do processo de estudo para a OAB. É por meio delas que você consegue fixar o conteúdo em longo prazo. Portanto, separe um período apenas para revisar assuntos já vistos. Isso pode ser feito com a leitura de resumos ou resoluções de exercícios.
Bem, como deu para notar, não faltam dicas para você começar a sua rotina de estudos e manter a produtividade ao longo de todo o período de preparação para a prova da OAB. Sendo assim, temos certeza que não há mais motivos para sentir-se perdido sobre o exame.
Porém, caso ainda tenha dúvidas de como começar a estudar para OAB, escreva sua pergunta aqui nos comentários que vamos respondê-la. Até breve!