Horários de estudo para a prova da OAB: como se organizar
Quantas horas por dia você se dedica à aprendizagem dos conteúdos da OAB? Tem uma rotina fixa ou tudo depende dos acontecimentos do dia? Bem, saiba que a falta de organização diminui bastante sua produtividade acadêmica e desempenho na prova da Ordem. Por isso, hoje, vamos conversar sobre esse assunto, dando ênfase nos horários de estudo.
Ao longo do post, você vai descobrir como definir o melhor período do dia para aprender e conferir algumas dicas para colocar essa nova rotina em prática. Preparado? Então, venha com a gente!
Qual a importância de estabelecer horários de estudo?
Existem vários benefícios em se criar uma rotina de aprendizagem. O primeiro deles é controlar melhor o seu tempo durante o dia, evitando ficar sobrecarregado ou subaproveitar as horas disponíveis. O segundo é o aumento da concentração durante o período de estudo. E o terceiro é a melhora no processo de aprendizagem como um todo.
Tudo isso torna-se realidade por uma razão bem simples: a rotina. A partir do momento que você define horários de estudo específicos, você reserva um período do dia para se dedicar apenas a isso, evitando distrações.
Quais os melhores horários de estudo para mim?
Não existe uma resposta certa ou única para esta pergunta. É necessário que cada um observe como é seu fluxo diário de atividades. Você trabalha? Ainda está terminando a faculdade? Tem filhos? Mora com os pais? Esses e outros questionamentos lhe darão um norte sobre a sua rotina e, assim, será possível identificar o melhor horário de estudos para a prova da OAB.
Isso significa que uma pessoa pode reservar um período de tempo durante a madrugada, outra pela manhã e outra durante à tarde, por exemplo.
Defini meus horários de estudo, como fazê-los funcionar?
Depois de ter analisado todas as atividades diárias que possui, você conseguiu definir os seus melhores horários de estudo, certo? Porém, o questionamento agora é como manter essa rotina sem voltar à desorganização anterior. As quatro dicas abaixo vão ajudá-lo com isso.
Cuide da sua noite de sono
Independentemente do horário que tenha escolhido para estudar, você precisa estar descansado para manter-se produtivo em longo prazo. Sendo assim, durma bem durante à noite. Programe uma hora para se deitar cotidianamente e desconecte-se de qualquer estímulo próximo a esse horário. Assim, você evita se autossabotar.
Estabeleça prioridades
Estudar para a OAB não é uma tarefa fácil e muitas pessoas são reprovadas no exame. Sendo assim, esse momento de preparação para a prova deve ser uma das prioridades da sua vida. Isso significa que pode ser preciso abrir mão de certas programações por um tempo específico para manter a rotina de aprendizagem.
Dessa maneira, ao estabelecer seus horários de estudo, não os modifique por motivos supérfluos. Por exemplo, não adie sua programação para assistir a uma série nova na Netflix ou para sair com os amigos. É importante manter a sua rotina e separar momentos específicos apenas para a diversão.
Mantenha-se constante
Crie um ritual para a hora da aprendizagem. Assim, faça sempre as mesmas atividades e aquilo irá se tornar um hábito. Dessa maneira, você pode colocar o celular no silencioso e deixá-lo na estante todas as vezes que for estudar. Ou pode preparar um café, colocá-lo na escrivaninha e começar a resolver exercícios sobre o assunto estudado no dia anterior, por exemplo.
O importante aqui é manter uma constância, pois isso fará com que seu cérebro acostume-se mais facilmente ao cronograma de estudos estabelecido.
Anote pensamentos aleatórios
Uma boa dica para evitar distrações durante seus horários de estudo é ter uma caderneta do lado para anotar qualquer pensamento aleatório que possa ter. Essa prática tende a deixar a mente mais leve, pois você sabe que tudo está registrado para ser conferido posteriormente. Assim, é possível concentrar-se no que é importante no momento: os conteúdos da OAB.
E então, está pronto para colocar em prática os seus horários de estudo e, assim, melhorar o desempenho na OAB? Com as dicas e as explicações ao longo deste artigo, temos certeza que alcançar esse objetivo será bem mais fácil.
Caso o texto de hoje tenha sido útil, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!