Não consigo passar na OAB! O que fazer?
Para muitos, ser aprovado no Exame da Ordem parece uma tarefa impossível. Segundo dados da FGV, 46% dos inscritos não passa da primeira fase. Na segunda etapa, esse número é maior ainda: quase 73%.
É possível que em algum momento você já tenha pensado “não consigo passar na OAB”. Por isso, separamos algumas dicas de como evitar cair em erros comuns entre examinandos.
Confira a seguir o que pode ser feito para melhorar sua preparação para o próximo exame. Boa leitura!
Diagnosticar seus erros
Conferir o gabarito do Exame da Ordem e perceber que faltaram poucas questões para a aprovação não é uma situação agradável. Porém, é possível utilizar esse mesmo gabarito para a sua preparação para o próximo exame diagnosticando seus erros.
Confira quais foram as disciplinas e os assuntos que você teve maior dificuldade. Na hora de montar seu plano de estudos para a prova seguinte, dê maior ênfase a eles.
Esse exercício é essencial e pode evitar que você erre na resolução de questões parecidas em provas consecutivas. Será uma forma de nivelar seus estudos para aumentar o desempenho nas oportunidades seguintes.
Elaborar um plano de estudos
Um dos principais aliados de um candidato é o plano de estudos. Com essa prática, você conseguirá manter o foco e fixar seus conteúdos.
Através de um plano, você poderá eleger a quantidade de horas diárias de estudo e separá-las na sua rotina. Da mesma forma, é possível tomar nota de todas as disciplinas e assuntos que caem no exame e definir uma quantidade de estudo necessária para cada.
Você também poderá mesclar conteúdos e exercícios de provas anteriores. Estude a razão pelas quais cada questão está correta ou incorreta.
Até a aprovação, o plano de estudos deve ser prioridade. Procure segui-lo à risca! Isso fará toda a diferença no momento da prova.
Administrar o tempo de prova
A má administração do tempo de prova pode comprometer seu desempenho. É comum que, mesmo preparados, muitos candidatos se confundam por não saber por onde começar.
A primeira fase do Exame da Ordem tem 80 questões e 5 horas de duração. Se levarmos em consideração que o preenchimento do gabarito dura de 20 a 30 minutos, isso resulta em pouco mais de 3 minutos por questão. É por isso que você deve ganhar tempo.
Comece pelas disciplinas que você julga mais fáceis. Além de resolver as questões mais rápido, você estará mais descansado e conseguirá garantir esses pontos. Deixando-as para o final, a chance de se confundir é maior.
Não releia questões que você já respondeu com certeza. Guarde esse tempo para os enunciados em que você teve dúvidas. Além disso, a chance de você mudar de uma resposta certa para uma incorreta é grande.
Fique de olho no horário. Pela lógica, você deve resolver cerca de 16 questões por hora. Ainda que não seja algo exato, tente controlar o tempo por essa estimativa.
Controlar o nervosismo
O Exame da Ordem é a finalidade de todo estudante de direito, e essa condição gera muito pressão. Além disso, é comum que haja uma intimidação por parte da família, dos colegas de turma, dos amigos e até do próprio estudante.
Esse tipo de situação pode gerar um fenômeno conhecido como auto-sabotagem, que te impede de usufruir de determinadas situações. Portanto, mesmo confiante do próprio preparo, no momento da prova você acaba cedendo à pressão e subestimando a si mesmo.
A preparação emocional é tão importante quanto a preparação técnica. Estar tranquilo e focado é fundamental para um bom desempenho. Estar nervoso para a prova é natural, mas esse sentimento não pode ser maior que sua certeza naquilo que estudou.
Se o problema de nervosismo persistir, procure ajuda. Existem diferentes formas de terapia que podem servir de auxílio para controlar esses impulsos e vencer essa fase.
Não subestimar o Exame
Algumas vezes, o efeito pode ser contrário. O excesso de confiança faz com que o participante não consiga passar na OAB por minimizar a prova.
O Exame da Ordem, porém, não é fácil, e é um marco muito importante na vida de um estudante de direito. Subestimá-lo pode resultar no despreparo por parte do examinando. Trate o Exame com seriedade e se prepare adequadamente.
Direcionar os estudos
O curso de graduação não forma advogados, mas bacharéis em direito. Ainda são poucos os cursos que abordam juntamente com o conteúdo as dinâmicas relacionadas ao Exame da Ordem.
Para muitos, o elemento que falta na hora de estudar para a OAB é justamente esse direcionamento. A faculdade e o Exame têm abordagens completamente diferentes, e por isso é necessário que se estude de forma diferente para ambos.
Estudar para a OAB não trata apenas do conteúdo em si. Você aprenderá a respeito das dinâmicas relacionadas à prova, da estrutura das questões, de quais são os assuntos mais cobrados, de macetes, entre outros elementos importantes.
Para se aprofundar nos estudos, muitas vezes, é essencial fazer um curso preparatório. Assim, será possível relembrar e reaprender conteúdos passados com uma ênfase direta na resolução de questões.
A Estudar para OAB oferece cursos intensivos e extensivos para a primeira fase do Exame da Ordem com cronograma de estudos, resolução de questões, conteúdo atualizado e estatísticas detalhadas.
Além das aulas, você terá o suporte e uma preparação necessária para fazer o Exame com tranquilidade e confiança. Clique no banner abaixo e confira nossos cursos!