Por que trabalhar como advogado correspondente?
Quem se forma em Direito e conquista a sonhada aprovação na prova da OAB tem pela frente um leque de oportunidades para iniciar sua trajetória profissional.
Advocacia privada e carreira pública estão entre as mais conhecidas, mas há outra opção de atuação que, além de ter um bom espaço no mercado, apresenta vantagens para os recém-formados: a advocacia correspondente.
Essa atividade pode ser uma importante fonte de experiência para quem está começando. Quer saber mais sobre a carreira e conhecer o porquê de trabalhar como advogado correspondente? Continue acompanhando!
O que faz o advogado correspondente?
O correspondente jurídico pode realizar diferentes atividades, como diligências, audiências, protocolos, despachos, assessoria jurídica, acompanhamentos de julgamentos, entre outros.
Esses serviços são, normalmente, contratados por empresas e escritórios de advocacia que precisam de algum apoio fora de sua região sede, seja por limitações de distância, tempo ou por problemas de logística.
O que é necessário para atuar na área?
O advogado correspondente deve ter formação em Direito, além de estar inscrito em alguma seccional da OAB — obter aprovação no Exame da Ordem, portanto, é indispensável para a realização de um bom trabalho na área.
O ideal é que o profissional tenha conhecimentos sobre as fontes formais do Direito — Constituição Federal de 1988, Leis Ordinárias e Leis Complementares, Decretos, Jurisprudências, Portarias — e também sobre as fontes não formais, que são as doutrinas, os princípios e os costumes.
Além disso, são características importantes para um correspondente jurídico: responsabilidade, ética, pontualidade, dinamismo e boa comunicação.
Por que trabalhar como correspondente?
Um dos grandes benefícios de se atuar na correspondência jurídica é a criação de networking com profissionais de todo o país, o que pode ser um grande diferencial para quem deseja conquistar novas posições no futuro.
Para os profissionais recém-formados, que ainda não estão certos sobre qual área desejam seguir, a advocacia correspondente é uma fonte valiosa para aquisição de conhecimento nas diferentes áreas do Direito.
Além disso, o correspondente tem flexibilidade para gerenciar seus horários e suas demandas de trabalho, com liberdade para captar seus clientes e conquistar rendas atrativas.
Todos esses benefícios fazem a atuação como advogado correspondente ser uma excelente oportunidade para quem está começando sua trajetória na área jurídica. Além de não exigir experiência prévia, a carreira oferece o contato com diferentes áreas e profissionais, o que enriquece a formação do profissional.
As oportunidades para os recém-formados em Direito são diversas, portanto, não há o que temer em relação ao início de sua carreira: com uma boa formação e com disposição para buscar aperfeiçoamento constante, você certamente terá boas chances de conquistar o sucesso.
Mas, para que isso aconteça, o primeiro passo após a graduação é conquistar sua aprovação na prova da OAB, certo? Então, dedique-se a fazer uma preparação de qualidade para o Exame: um plano de estudos personalizado pode ser seu grande diferencial nessa conquista.
E aí, gostou deste post? Quer começar sua carreira com o pé direito? Então continue se informando com a leitura do nosso post sobre as melhores opções de carreira para um advogado recém-formado.