Dicas de como fazer a prova discursiva do exame da OAB
Será que você sabe como fazer prova discursiva? Quem vai enfrentar o exame da OAB precisará resolver questões desse gênero para conseguir receber a tão sonhada carteirinha. Só que, muitas vezes, é nesse momento que ocorre a reprovação. Afinal de contas, é necessário ter um grande domínio do assunto cobrado para responder às questões de forma efetiva.
Por conta disso, trouxemos algumas dicas no post de hoje para você arrasar na hora da prova. Quer saber mais? Então, venha com a gente!
Como fazer prova discursiva: pontos básicos
A prova discursiva exige que o candidato responda, de forma manual e com suas próprias palavras, os questionamentos apresentados.
Ou seja, diferentemente do que ocorre com as questões objetivas, não basta apenas saber a resposta de um determinado assunto. É preciso ter capacidade para conceituá-lo, relacioná-lo com questões práticas e, mais, saber usar o português para explicar tudo isso de forma coerente.
Leia bastante
Quanto mais você ler, mais conseguirá perceber como os textos são construídos, tornando todo o processo de escrita mais fácil. Para adquirir esse hábito, procure leituras do seu interesse, seja literatura, biografia ou até mesmo livros da área jurídica.
Pense na estrutura da resposta
Sua resposta precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Sendo assim, antes de começar a escrever, pense no que deseja dizer e organize as informações. Apenas depois desenvolva cada uma delas. Desse modo, seu texto terá mais sentido, evitando ficar confuso.
Tenha atenção com o português
Erros ortográficos, de regência ou conjugação, por exemplo, podem fazer você perder pontos durante a correção. Além disso, muitos deslizes empobrecem a escrita e podem prejudicar a compreensão do conteúdo que você deseja transmitir.
Como fazer a prova discursiva da OBA: pontos específicos
As questões discursivas da OAB são cobradas apenas na segunda fase do exame. Ou seja, elas são disponibilizadas para os candidatos que acertaram, no mínimo, 50% das perguntas objetivas da primeira etapa.
A prova apresenta quatro questionamentos, e você pode consultar materiais de apoio. Estes incluem legislações, súmulas, enunciados, precedentes normativos e orientações jurisprudenciais.
Além disso, é preciso escolher uma área jurídica com a qual tenha mais afinidade, pois as questões serão definidas de acordo com essa escolha.
Defina um recorte específico para o tema abordado
Não tente abordar todo o conteúdo que uma determinada pergunta pode abranger. Concentre-se no que está sendo pedido na questão e não divague durante a resposta. Assim, você evita se perder na construção do texto.
Escolha a área da prova de forma consciente
Como mencionamos anteriormente, é preciso escolher uma área jurídica antes de realizar a prova. Existem sete opções: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Tributário. Para fazer a opção certa, analise sempre em qual área você tem mais facilidade ou maior interesse. Assim, será mais fácil estudar e ter um bom resultado.
Esteja atualizado com as notícias do mundo
Manter-se atualizado sobre mudanças na legislação ou casos de grande repercussão jurídica pode ajudá-lo a entender melhor as perguntas apresentadas e a desenvolver seu processo de argumentação.
Embase suas respostas na legislação ou na doutrina
Na hora de abordar um assunto nas questões discursivas, não se esqueça de embasar sua argumentação na legislação ou na doutrina. Do contrário, suas respostas podem se transformar apenas em “achismo”. O que, com certeza vai lhe render péssimas notas.
Já sabe como fazer a prova discursiva? Então, é só seguir rumo à aprovação
Colocando em prática as dicas que apresentamos ao longo do texto será bem mais fácil fazer a prova discursiva da OAB e conseguir um bom resultado final.
Sendo assim, passe a ter uma rotina mais ativa no que se refere ao processo de leitura e tenha atenção com as regras de português. Desse modo, você conseguirá criar textos mais coesos. Ao mesmo tempo, mantenha-se atento às mudanças na legislação, leve material de apoio para a prova e seja objetivo em suas respostas.
Agora que já aprendeu como fazer a prova discursiva da OAB, não deixe de conferir nossos cursos online e aumente suas chances de aprovação.