Dicas para aumentar a produtividade do seu estudo para OAB
Como anda o seu processo de estudo para OAB? Você está dando conta de todo o conteúdo proposto no edital ou, às vezes, parece difícil atingir a aprovação? Se estiver com dificuldades para manter um bom ritmo de aprendizagem, nós podemos ajudá-lo. Aqui no artigo, vamos apresentar dicas essenciais para quem deseja aumentar a produtividade acadêmica e, assim, conquistar a carteirinha da Ordem.
Ficou interessado no assunto? Então, venha com a gente saber todos os detalhes. Boa leitura!
1. Planeje sua rotina de estudo para OAB
Planejamento é importante em qualquer circunstância e no estudo não seria diferente. Sendo assim, defina um horário diário para se preparar para a prova. Estabeleça as matérias que irá estudar e coloque essa planilha em um quadro na parede do quarto. Desse modo, será possível visualizar constantemente suas metas, evitando momentos de procrastinação.
2. Organize suas atividades no dia anterior
Depois de resolver todas as tarefas do dia, liste o que precisa ser realizado amanhã. Anote os capítulos que vai estudar (levando em conta a matéria programada para a data em questão), estabeleça uma quantidade de exercícios e algum assunto para revisar.
Esse processo ajuda a tranquilizar a mente e aumentar sua disposição, pois deixa predefinido tudo o que precisa ser feito ao longo do dia. Assim, você evita pular algum assunto ou atrasar o conteúdo, melhorando a produtividade de estudo para a OAB.
3. Organize seu ambiente de aprendizagem
O ambiente influi bastante no seu rendimento acadêmico. Afinal de contas, um local barulhento, escuro, muito quente ou frio e com assentos desconfortáveis vai atrapalhar sua concentração. A consequência será um aprendizado com menos qualidade. Por conta disso, dê total atenção ao seu ambiente de estudos.
4. Comece seu estudo para OAB pelos conteúdos mais difíceis
As primeiras horas da rotina de aprendizagem são aquelas em que estamos mais dispostos e conseguimos manter o foco nos assuntos com maior facilidade. Com o tempo, o cansaço aparece e você não vê a hora de poder descansar.
Sendo assim, nada mais sensato do que começar seus estudos com os conteúdos que considera mais difíceis. Afinal, eles exigem mais energia e dedicação.
Para os momentos finais de preparação diária, reserve assuntos mais simples ou com os quais você se identifica. Dessa forma, a fadiga não irá afetar seu rendimento e o risco de adiar alguma tarefa para o dia seguinte diminui.
5. Desligue-se das redes sociais
O momento de estudo para OAB não combina com Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer outra rede social. O motivo é que, ao navegar nessas plataformas, você se distrai com muita facilidade e pode perder horas de preparação sem nem se dar conta.
Por isso, desligue a conexão automática de todas as suas redes e faça login nesses locais apenas depois que terminar seu horário de estudo. Assim, você pode se divertir sem prejudicar sua produtividade.
6. Durma bem
Não é incomum as pessoas confundirem dedicação com sobrecarga de estudo. Isso significa que elas passam horas se preparando para a prova da OAB sem descansar ou dormir direito. Esse tipo de atitude ao invés de melhorar, acaba piorando a produtividade.
Afinal, quando o corpo está cansado, o processo de aprendizagem torna-se mais lento, e os conteúdos são esquecidos facilmente. Ou seja, você acaba jogando todo o seu esforço na lata do lixo.
Sendo assim, durma bem todas as noites, de modo que consiga repor as energias e se preparar para mais um dia de estudos.
Bem, agora basta colocar em prática as seis técnicas aqui apresentadas e ter um desempenho cada vez melhor no seu processo de estudo para a OAB.
E também não se esqueça de conferir nossos cursos online. Temos um conteúdo completo para quem quer se destacar na prova da Ordem. Venha conferir e aumentar ainda mais suas chances de ser aprovado.