Como lidar com a reprovação na segunda fase da OAB?
Passar na prova da Ordem é o desejo de praticamente todo estudante de Direito e, quando isso não ocorre, aquela sensação de frustração logo bate à porta, não é mesmo? Para ajudar quem está passando por esse momento, criamos o texto de hoje. Nos tópicos seguintes, daremos dicas importante para superar a reprovação na segunda fase da OAB e seguir novamente em busca dos seus sonhos.
Venha com a gente saber mais detalhes. Uma ótima leitura para você!
A taxa de reprovação na segunda fase da OAB
De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização das provas da Ordem, cerca de 75% dos candidatos realizam o exame até três vezes antes de conseguirem a aprovação. Isso significa que milhares de pessoas vivenciam a reprovação na segunda fase da OAB.
Na última edição de 2015, por exemplo, mais de 140 mil candidatos inscreveram-se para o concurso e apenas pouco mais de 38 mil conseguiram a aprovação. Sendo assim, não se desespere, porque esse situação pode ocorrer com qualquer pessoa.
O programa de repescagem da Ordem
Sabendo da dificuldade que muita gente possui para passar na segunda fase da prova, a OAB criou um sistema de repescagem para os candidatos. Ele diz que você pode reaproveitar a nota obtida na primeira etapa da prova e, ao refazer o exame, seguir direto para a etapa discursiva. Para saber mais detalhes, confira o post que fizemos sobre esse assunto.
Dicas para superar a reprovação na segunda fase da OAB
Mesmo sendo uma situação comum, ninguém fica feliz ao enfrentar uma reprovação na segunda fase da OAB. Desse modo, vale a pena seguir as dicas abaixo para superar esse momento.
Divirta-se antes de estudar novamente
Relaxe a cabeça um pouco e procure fazer atividades que lhe deem prazer. Pode ser sair para o cinema, ir em uma balada ou passar uns dias na praia. O importante é relaxar e se desconectar dos problemas.
Observe seus erros e trabalhe para melhorá-los
Com a cabeça mais tranquila, chegou a hora de observar quais foram os erros que cometeu na prova. Desse modo, você percebe quais conteúdos precisam de mais dedicação e pode planejar melhor seu roteiro de estudos para o próximo exame.
Escolha bons locais para se preparar para a segunda fase
Dados de uma pesquisa publicada em 2016 pela FGV mostram que 64% dos candidatos buscam um curso preparatório antes de fazer a prova da OAB. Isso é muito importante, pois complementa o conteúdo abordado na faculdade, que nem sempre oferece uma boa base para os alunos.
Sendo assim, procure locais com qualidade na hora de estudar. Uma ótima opção são os cursos online ofertados aqui pela Estudar para a OAB. Não deixe de conferir!
Pense em fazer uso da repescagem
Caso tenha tirado uma boa nota na primeira fase, vale a pena utilizar o recurso da repescagem. Desse modo, você economiza tempo de estudo, pois pode focar suas energias apenas na prova discursiva. Isso é uma grande vantagem para aumentar seu rendimento.
Todos podem superar uma reprovação na segunda fase da OAB
Diante de tudo o que apresentamos ao longo do texto, você já deve ter percebido que não é o fim do mundo ser reprovado na segunda fase do exame da OAB. Apesar de não ser uma situação desejada, ela é bastante comum e pode ser superada com organização e estudo.
Portanto, nada de entrar em desespero. Respire fundo, relaxe por algum tempo e, então, recomece sua rotina de preparação para a Ordem.
Gostou do artigo de hoje? Em caso positivo, não deixe de compartilhá-los com seus amigos nas redes sociais!