Aprenda a usar a técnica Pomodoro para passar na OAB
Você quer ser mais produtivo na hora de estudar para a OAB? Uma ótima forma de conseguir melhorar a concentração e maximizar seu aprendizado é fazer uso da técnica Pomodoro. Já ouviu falar sobre ela?
Ao longo do texto, vamos explicar como essa técnica funciona e quando ela surgiu. Além disso, mostraremos as variações que você pode fazer na mesma para adaptá-la à sua rotina. Venha com a gente.
O que é a técnica Pomodoro?
Ela é uma ferramenta de gestão de tempo, ótima para ser utilizada em estudos, no trabalho ou outra situação que demande foco. Seu principal objetivo é diminuir a procrastinação, fazendo com que as tarefas sejam realizadas com maior eficiência.
Para isso, as atividades devem ser divididas em pomodoros (que significa “tomates”, em italiano). Ou seja, em blocos de tempo reduzidos, com minutos de foco dedicação intensa e pausas frequentes para descansar.
Quando esse método foi criado?
A técnica Pomodoro nasceu em 1988, desenvolvida por Francesco Cirillo, um empresário e consultor de negócios italiano. Quando criou a metodologia de gestão de tempo, ele era ainda um estudante universitário, cujo desejo era, simplesmente, estudar de uma forma melhor. E o nome pomodoro veio do timer, em forma de tomate, que Francesco usava para marcar o tempo.
Hoje, o método é utilizado no mundo todo, sendo indicado para crianças, jovens e adultos que querem organizar melhor suas tarefas.
Como funciona a técnica Pomodoro?
Tradicionalmente, ela é dividida em quatro intervalos de 30 minutos, sendo 25 minutos de concentração intensa e 5 minutos de descanso. Ao chegar ao quarto pomodoro, no entanto, você tem direito a 30 minutos de relaxamento.
A ideia aqui é que cada matéria estudada, por exemplo, seja quebrada em blocos de tempo. Assim, o cérebro, automaticamente, encara a jornada de forma mais fácil, evitando postergar o compromisso.
Além disso, ao utilizar a técnica, você consegue medir quanto de dedicação precisa para terminar cada atividade. Por exemplo: cinco pomodoros para terminar o capítulo de Direito Penal, dois pomodoros para fazer o exercício de Direito Administrativo etc.
Como adaptar a técnica à sua preparação para a OAB?
No tópico anterior, explicamos o tempo padrão do método Pomodoro. Todavia, você não tem que seguir aquele período em específico. O ideal é ver o que funciona melhor para a sua rotina.
Dessa maneira, pode ser que 30 minutos de concentração e 10 de descanso seja mais interessante. Ou, talvez, você prefira 60 minutos de estudos e 30 de pausa. Enfim, o importante é manter uma regularidade e não quebrar as atividades em tempos muito curtos nem muito longos.
Além disso, você deve, preferencialmente, usar um timer específico para calcular esses períodos, sem fazer uso daquele do celular. Afinal, ter o telefone sempre próximo pode aumentar suas chances de distração.
Outro ponto importante é selecionar as matérias mais importantes e sempre começar o dia por elas. Assim, fica ainda mais difícil procrastinar.
Bem, esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil. E agora que você já conhece melhor a técnica Pomodoro, que tal colocá-la em prática na sua rotina? Temos certeza que ela vai ajudá-lo a estudar para a OAB de um modo cada vez melhor.
Não se esqueça de compartilhar este texto com seus amigos. Até mais!