5 métodos de estudo que podem te ajudar a passar na OAB
O exame da OAB é temido por muitos estudantes e bacharéis de Direito. Trata-se de uma prova extensa e com ampla abrangência, que cobra dos inscritos as mais diversas matérias jurídicas. Para compreender todo o conteúdo cobrado, é necessário fazer uso dos métodos de estudo adequados.
Isso quer dizer que não basta ler um livro e grifar ele inteiro. Existem técnicas que auxiliam no aprendizado e que podem ser decisivas para a sua aprovação. Por isso, separamos nesse post 5 métodos de estudo que podem te ajudar a passar na OAB. Confira!
1. Conheça o conteúdo a ser estudado
1.1 Analise o edital
Para um estudo eficiente, é preciso saber o que será cobrado. Confira o edital, que diz quais os conteúdos são exigidos na primeira fase, composta pela prova de múltipla escolha, e detalha todos os da segunda fase, da prova prático-profissional.
1.2 Identifique recorrências
Verifique quais são os assuntos mais recorrentes na prova da OAB. Eles costumam se repetir ao longo das edições do exame. Desse modo, você pode direcionar o estudo para esses tópicos e economizar tempo.
1.3 Faça uma autoavaliação de seus conhecimentos
Quais matérias você sente que tem mais dificuldade para aprender? A resposta para essa pergunta pode guiar todo seu estudo.
Por mais difícil que seja ou por menos que você goste de determinada temática, é preciso analisar a relevância dela para a sua aprovação. Se for uma matéria que tem um número baixo de questões, você pode focar nas demais. Contudo, se for uma disciplina extremamente relevante e com número de questões significativo, você precisará de uma dedicação extra para focar no estudo desta disciplina.
2. Faça um curso online
A organização e o material para o estudo são pontos fundamentais na jornada para a aprovação. São duas as piores coisas que podem acontecer a um estudante: a busca infrutífera por materiais atualizados e de qualidade, e a frustração gerada pela perda de tempo com organização e planejamento.
Para evitar problemas como esses, a melhor técnica para estudar um conteúdo de qualidade é contratar um curso online que disponibilize um plano de estudos personalizado.
3. Intercale conteúdos
Você já conhece o que precisa estudar, identificou recorrências e dificuldades. Contratou um curso e tem o plano de estudos em mãos. Como fazer o estudo render a partir desse ponto?
Uma ótima técnica é a intercalação de conteúdos. Ao estudar um pouco de cada, como uma disciplina por dia, ou variando o tema a cada duas horas, por exemplo, você não fica entediado e tem aquela sensação de novidade toda vez que começa um novo assunto.
4. Busque uma compreensão elaborativa
Compreensão elaborativa é aquela que se constrói de maneira elaborada. Isso quer dizer que você não deve apenas ler o conteúdo ou tentar decorá-lo. Ao decorar, você lembrará por um período, mas sem absorver a essência do assunto estudado.
Para construir o conhecimento sobre um tema, leia o texto mais de uma vez, assista aulas, resuma o assunto em tópicos breves ou palavras-chave, evite copiar o que viu no material estudado. Além disso, explique para si mesmo o que aprendeu ou para alguém e revise suas anotações com frequência semanal.
5. Resolva questões
Outra técnica fundamental é a resolução e o estudo de questões. A partir disso, você tem a oportunidade de testar o conhecimento que construiu e identificar pontos fracos.
Além do mais, a resolução de questões de provas anteriores da OAB permite um contato antecipado com o estilo de pergunta da banca. Desse modo, quando você passar pelo exame, já terá alguma familiaridade com a forma dos enunciados.
Se quiser iniciar seus testes resolvendo diversas questões, clique aqui.
Gostou dos métodos de estudo que sugerimos? Conhece outras pessoas que vão fazer a prova da OAB? Então, compartilhe esse post nas suas redes sociais!