Conheça 4 dos principais motivos de reprovação no Exame da Ordem
Os índices de reprovação na OAB sempre chamam a atenção nos noticiários. O tema é debatido entre professores, estudantes e profissionais do Direito, ficando a dúvida sobre as razões que levam, apenas, poucos candidatos a serem aprovados.
É verdade que a profundidade e o nível de cobrança da prova está se intensificando nos últimos anos. Mas, afinal, o que tem contribuído para que cada vez menos bacharéis consigam ter acesso à tão sonhada carteirinha?
Continue a leitura desse post e conheça os principais motivos de reprovação na OAB. Vamos lá!
1. Nervosismo e ansiedade
O fator emocional é um dos grandes obstáculos para os bacharéis que realizam a prova da OAB. A pressão para ser aprovado e, só então, começar a exercer a profissão é algo que abala bons candidatos e torna o caminho para a aprovação mais desafiador.
A falta de controle emocional no dia da prova é algo que prejudica a análise das questões, o controle do tempo e pode desencadear o esquecimento até dos conceitos mais básicos.
O caminho para driblar esse problema é o autoconhecimento. É importante que você, como candidato, confie em tudo o que foi estudado e saiba que será o suficiente para garantir sua aprovação.
Além disso, afaste-se de pessoas e situações que lhe tragam sentimentos ruins ou que coloquem seu potencial em dúvida. Também é importante praticar alguma atividade de lazer, pelo menos uma vez por semana, para nivelar seus níveis de estresse.
Há um exercício, que pode ser feito diariamente antes da prova, chamado visualização. Consiste em, antes dos estudos, imaginar como será sua rotina no dia do Exame.
Imagine-se acordando, indo até o local previsto, sentando em sua carteira, recebendo seu caderno de provas e resolvendo as questões com facilidade. Isso removerá o medo e a tensão pelo desconhecido.
É importante sempre lembrar-se que, se uma pequena quantidade de ansiedade é natural. Porém se isso estiver atrapalhando seus estudos ou vida pessoal, é recomendada a busca por um profissional que possa lhe auxiliar.
2. Falta de análise das provas anteriores
Muitos examinandos conseguem cumprir o cronograma e estudar toda a matéria necessária, mas, ao fazer a prova, sentem dificuldade na resolução. Isso porque, algumas vezes, é difícil entender como determinados conteúdos serão cobrados.
O Exame da Ordem é elaborado todos os anos pela mesma banca. Ou seja, é comum que sempre haja assuntos recorrentes e um estilo de prova similar. Analisar e resolver provas anteriores será muito útil para se ambientar melhor ao seu funcionamento.
Um exercício válido é refazer outras edições como um simulado: cronometre o tempo e avalie como estão seus conhecimentos. Depois, estude melhor as áreas em que você não se saiu tão bem.
3. Deficiências durante a graduação em Direito
Outro fator que, sem dúvidas, favorece a reprovação na OAB é a qualidade dos cursos de Direito do país. Com a popularização e aumento da demanda por essa graduação, diversos cursos foram abertos e alguns têm graves limitações e deficiências.
O estudante deve pesquisar a reputação da instituição escolhida e dar preferência àquelas que são reconhecidas e indicadas pela própria OAB. Além disso, é preciso se dedicar verdadeiramente durante todos os anos de estudo, se esforçando para absorver todo o conhecimento necessário para o exercício da profissão.
4. Falta de planejamento e preparação para a prova
A falta de planejamento e preparação para a prova é mais um fator para a reprovação na OAB. Aqueles que acreditam que o estudo durante a graduação é suficiente para conseguir os 40 pontos acabam enfrentando sérias dificuldades.
É extremamente importante que se tenha um bom cronograma de estudo e que busque estudar e revisar o conteúdo. O planejamento é, de fato, a base e o início de toda a preparação e deve ser encarado com seriedade.
Além disso, utilizar bons materiais de estudo e investir em cursos específicos pode encurtar o caminho da aprovação. Os cursos online, por exemplo, são opções interessantes, pois têm um custo mais acessível e permitem o estudo de qualidade sem sair de casa.
Como é possível perceber, diversos fatores influem para que o candidato conquiste a aprovação. Atribuir o fracasso apenas à dificuldade da prova é um erro que ignora esses fatores e podem prejudicar o alcance dessa meta.
A Estudar para OAB é uma plataforma online com cursos intensivos e extensivos preparatórios para o Exame da Ordem. Desde o momento que você começa os estudos até o último dia antes da prova, você terá acesso a cronogramas personalizados, resoluções de questões, contato com professores e aulas exclusivas sobre todas as matérias do Exame.
Clique no banner abaixo e comece sua preparação!