Simulado da OAB é ferramenta para garantir a aprovação. Entenda!
Em seu processo de estudos, você já fez um simulado da OAB? Essa é uma ótima maneira de fixar conteúdos e prepará-lo para o momento real da prova. No entanto, muitos candidatos não dão a devida atenção para essa etapa, concentrando-se apenas no estudo teórico.
Tendo isso em mente, criamos o post de hoje. Ao longo dos próximos tópicos, vamos apresentar todas as vantagens de colocar os simulados em sua rotina e quando se deve fazer isso. Boa leitura!
Quando começar a fazer o simulado da OAB?
Fazer simulados é algo que demanda tempo. Afinal de contas, você vai reproduzir o momento da prova da OAB na sua casa. Dessa maneira, será preciso reservar um período de cinco horas (tempo do exame real) para fazer tal atividade. Além do mais, aqui você não pode dar pausas ou fazer tarefas no meio do processo.
Mesmo sendo algo mais puxado, vale super a pena realizar simulados, pelo menos duas vezes no mês. Contudo, nunca os insira em sua rotina no início do processo de preparação. O motivo é que você ainda não terá conhecimento suficientes para lidar com as perguntas e pode acabar frustrado ou ansioso.
Dessa maneira, o ideal é começar a fazer as provas quando já estiver no momento de revisão das matérias. Ou seja, estude de maneira tradicional. Quando tiver visto todos os assuntos, acrescente os simulados no seu ciclo de aprendizagem.
Os benefícios de fazer simulado da OAB
Agora você já sabe o momento certo de fazer um simulado da OAB. Todavia, por que é tão importante realizá-lo? De forma geral, podemos apresentar quatro razões para tal.
1. Verificar as matérias nas quais você tem mais dificuldade
A prova de primeira fase da OAB é composta de 80 questões que abordam diversos conteúdos do curso de Direito. Assim, ao fazer o simulado e verificar o gabarito, você nota em quais sua pontuação não foi tão boa. Isso vai lhe dar um direcionamento de onde precisa concentrar mais seus esforços de aprendizagem.
2. Administrar o tempo para a hora da prova real
Na hora do exame, você terá que responder todas as perguntas e ainda marcar o gabarito dentro das cinco horas disponíveis. Muitos candidatos se enrolam nesse processo, demoram demais em algumas perguntas, reservam pouco minutos para marcar o gabarito etc. Então, é importante você conseguir se organizar desde cedo nessa dinâmica.
3. Revisar os conteúdos já vistos
Como mencionamos, o período para começar a fazer o simulado da OAB é na etapa de revisão do seu ciclo de estudos. Afinal, ao resolver as questões, você estimula o cérebro a buscar as memórias daquilo que já foi aprendido. Isso ajuda a fixar ainda mais o conteúdo.
4. Verificar seu nível de assimilação
Ao mesmo tempo em que você consegue verificar as matérias na quais possui mais dificuldade, também é possível analisar como está sua aprendizagem do conteúdo da OAB como um todo. Essa visão macro serve como um termômetro para avaliar se sua rotina está no ritmo correto ou se é preciso reajustá-la.
Bem, diante de tudo o que apresentamos, fica claro como a realização de simulados é algo vantajoso para você que está estudando para a OAB. Por isso, não deixe de colocar a atividade em sua rotina.
Aproveite e confira também nosso curso online de resolução de questões por apenas R$ 49 mensais.