Alagoanos criam ferramenta gratuita que oferece plano de estudo personalizado para OAB
Diante do baixo desempenho dos brasileiros nos Exames de Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dois jovens alagoanos criaram a primeira plataforma online gratuita que oferece plano de estudo personalizado para a prova, a qual é requisito fundamental para que o bacharel em direito possa exercer a advocacia.
O projeto funciona como um coaching virtual. O sistema monta cronogramas de estudos individuais, de acordo com os pontos fracos e fortes do aluno nas disciplinas exigidas no certame, e disponibiliza a resolução de questões em vídeo e texto por professores especialistas.
De acordo com um estudo feito pela FGV Projetos, Alagoas ficou no 18º lugar no ranking de aprovação nacional, do II ao X Exame, onde apenas 42% dos alagoanos conseguiram ser aprovados. Já dados estatísticos mais recentes apontam um caso atípico: mais de 80% dos candidatos em todo o país foram reprovados na primeira fase do último exame, quando a média de aprovação é de 50%. Pensando nisso, os primos Wilkson Vilaça e Vilaça Neto criaram a ferramenta que ajudará no desempenho dos acadêmicos de direito.
Segundo o analista de sistemas Wilkson Vilaça, a EOAB tem um programa de resolução de questões que aumenta o nível de dificuldade conforme o aprendizado do estudante. “Calculamos a probabilidade dos assuntos de cada disciplina cair nas provas por meio da análise dos exames anteriores, gerando assim um calendário de estudo de acordo com os horários que o aluno tem disponível, de modo que o tempo dele seja utilizado de maneira inteligente e ele consiga estudar todo o conteúdo no prazo que estipular”, explicou.
A estudante de Direito Ana Karolina Lima é uma das que testou a ferramenta. Ela fará o Exame de Ordem da OAB em novembro deste ano, mas já começou a utilizar a plataforma para aprimorar o conhecimento. “O plano de estudos personalizado é um diferencial. Eles já calculam o tempo que tenho que estudar cada matéria por dia, de acordo com a minha necessidade. Isso facilita muito na organização dos conteúdos”, relatou.
Além de ter um estudo direcionado, os alunos podem visualizar as resoluções das questões em vídeo e texto, comentadas por professores especialistas em cada área. Um dos sócios, o advogado Vilaça Neto, é um dos educadores. “Trabalhamos para levar o conteúdo de forma que o internauta entenda. Atualmente somos 15 professores gravando aproximadamente duas mil questões”, explicou.
Para o advogado da União Carlos Lisboa, seguir um plano de estudos deve ser uma prioridade para os acadêmicos. “É até possível conseguir a aprovação sem esse direcionamento, mas essa meta vai levar um tempo muito maior para ser cumprida. Durante a minha trajetória nas provas entre concursos nem sempre adotei um plano de estudo, mas depois que utilizei um cronograma, tive um resultado mais rápido. Essa ferramenta que o site disponibiliza facilita e muito o caminho da aprovação”, finalizou.
Estudar para OAB
Para montar o plano de estudos o aluno deve entrar na plataforma online. Ela tem uma navegabilidade muito simples. Basta que o usuário faça o cadastro, especificando a quantidade de dias disponíveis para estudar e o nível de conhecimento nas matérias para que a avaliação seja feita.
Larissa Vasconcelos/Assessoria