Como fazer a peça da segunda fase da OAB?
Se você passou pela primeira fase do Exame da Ordem, saiba que já deu um grande passo. Porém, para garantir a aprovação, será preciso vencer mais alguns desafios.
Para a próxima etapa, um dos fatores decisivos é saber como fazer a peça da segunda fase da OAB. Temida por muitos examinandos, é parte importante da prova e precisa ser bem feita.
A seguir, separamos algumas dicas para fazer uma boa peça na segunda fase da OAB. Boa leitura!
Como funciona a segunda fase da OAB
As duas etapas da OAB têm estruturas completamente diferentes. Enquanto a primeira fase segue um modelo de prova objetiva com alternativas, a segunda traz questões abertas e uma peça prático-profissional.
Dessa forma, o examinando deve se preparar adequadamente para cada uma delas. Isso porque, apesar da segunda etapa trazer menor quantidade de conteúdos, é preciso saber escrever corretamente suas respostas.
Funciona da seguinte forma: quatro questões abertas valendo 1,25 pontos cada e uma peça prático-profissional valendo 5 pontos. Para ser aprovado, é preciso fazer pelo menos 6 pontos no total.
Ao contrário da primeira fase, todas as questões serão a respeito de uma disciplina específica escolhida pelo próprio candidato dentre sete opções. Essa escolha ocorre no momento da inscrição.
A peça é a principal parte da prova e precisa ser muito bem feita. Tirando uma nota baixa, será muito difícil de conseguir a aprovação. Zerando, o candidato é automaticamente desclassificado.
O tempo da prova é de 5 horas, assim como a primeira fase. Você terá uma folha para cada uma das quatro perguntas e cinco folhas para a peça prático-profissional.
Ainda é possível levar seu Vade Mecum para a consulta durante a prova, desde que não tenha anotações ou que seja uma edição comentada. Portanto, verifique com antecedência.
Dica importante: utilize o mesmo Vade Mecum que você utilizou para os estudos. Muitos candidatos compram um novo para a prova e acabam se perdendo por não estarem familiarizados.
Qual disciplina escolher?
A segunda fase dá a opção a cada candidato para que escolha em qual das áreas de direito será baseada a sua prova. As disciplinas são sete:
- Direito Administrativo
- Direito Civil
- Direito Constitucional
- Direito Empresarial
- Direito Penal
- Direito Trabalho
- Direito Tributário
Apesar do que muitos dizem, nenhuma das peças é mais fácil que outra. Afinal, esse conceito pode variar muito de acordo com a afinidade que cada candidato tem com a disciplina e seus conteúdos.
Portanto, para escolher uma das áreas, procure dar preferência às matérias que você tem mais facilidade. Isso deve descomplicar a resolução, pois você conseguirá escrever com mais naturalidade.
Se estiver em dúvida entre duas ou mais disciplinas, dê preferência àquela que você tirou melhores notas durante a faculdade ou na primeira fase do Exame.
Peças mais cobradas
A Fundação Getúlio Vargas, responsável pela elaboração do Exame da Ordem, costuma ter uma predileção por determinadas peças. Por isso, algumas delas foram cobradas com maior frequência no decorrer dos anos.
É muito importante ressaltar, porém, que não há como fazer a peça da segunda fase da OAB sem ter estudado todas as peças que podem cair. Em Direito Civil, mesmo que Apelação tenha sido cobrada cinco vezes, já foram cobrados mais de 20 opções diferentes.
Confira, a seguir, as peças mais cobradas de acordo com cada disciplina:
Direito Administrativo
- Mandado de Segurança
- Ação Ordinária
Direito Civil
- Apelação
- Ação de Indenização
Direito Constitucional
- Mandado de Segurança
- Ação Direta de Inconstitucionalidade
Direito Empresarial
- Ação de Execução
- Contestação
Direito Penal
- Memoriais
- Apelação
Direito do Trabalho
- Contestação
- Recurso Ordinário
Direito Tributário
- Ação de Repetição de Indébito
- Mandado de Segurança
Como fazer a peça da segunda fase da OAB
Como já dito anteriormente, a peça prático-profissional é a principal parte da segunda fase da OAB. Ela serve como o último teste para saber se o candidato estará apto a trabalhar na área do Direito.
Por serem muitas disciplinas diferentes, não há uma regra universal para fazer sua peça. Porém, há uma série de dicas a respeito de pontos importantes e que você deverá prestar atenção durante a formulação.
Estudo dos tipos de peça
Mesmo com a recorrência de determinados conteúdos, a banca pode cobrar qualquer um dos tipos de peças propostos para a disciplina escolhida. Portanto, não deixe de estudar nenhum.
Até o dia da prova, elabore pelo menos duas versões de cada um para treinar. Dessa forma, você irá se familiarizar com todos os detalhes e não esquecerá de nenhum na hora do exame.
Rascunho
Além das cinco folhas de resposta, no Exame da Ordem você receberá a mesma quantidade de folhas de rascunho. Saber utilizá-las é muito importante, pois poderá poupar seu tempo e evitar rasuras.
O rascunho serve para que você possa estruturar sua peça antes de entregar uma versão final. Utilize-o para fazer o esqueleto, seguindo a ordem do que foi pedido no enunciado e as particularidades do conteúdo pedido.
Em seguida, leia o que você escreveu e faça uma correção antes de passar para a versão final. Corte palavras, refine o vocabulário, melhores as frases que não ficaram tão claras e inclua algo que possa ter ficado de fora.
Depois desse processo, passe para a folha definitiva. Evite ao máximo qualquer erro, pois sua nota será descontada.
Atenção: muito cuidado com o tempo na hora de fazer seu rascunho. Se você não tem o costume de elaborar peças dessa forma, treine até o dia da prova, pois você pode demorar mais do que pretendia e não conseguir passar a limpo.
Administração do tempo
A duração total da segunda fase da OAB é de 5 horas. Tirando até 20 minutos que serão utilizados para beber água, ir ao banheiro e descansar, restarão pelo menos 4 horas e 40 minutos.
Levando em consideração que a peça vale metade da nota, é justo que metade do tempo total seja dedicado à sua elaboração. Para cada uma das quatro questões, o utilize cerca de 25 minutos.
Uma dica é utilizar o tempo inicial da prova para isso. Você estará com mente mais relaxada e conseguirá se dedicar melhor a resolver o problema. O tempo do Exame é apertado, portanto, tome cuidado.
Estrutura da peça
Existem muitas dúvidas em relação a que estrutura adotar para fazer a peça da segunda fase. Para isso, será preciso treinar e encontrar o formato ideal para cada uma. Porém, existem alguns fatores que são essenciais.
O primeiro deles é o raciocínio jurídico coerente, pois a peça deve conter uma introdução da problemática, um desenvolvimento e uma conclusão. Isso facilitará a correção do examinador, deixando claro sua aptidão para exercer advocacia.
É necessário que o examinando saiba interpretar o enunciado. Isso porque é a partir dele que serão retiradas todas as informações necessárias para a elaboração da peça. Não saber interpretar o que foi proposto pode levar a uma conclusão errada.
Por fim, é imprescindível que tudo o que for dito seja fundamentado. Portanto, cite os artigos corretos e desenvolva raciocínio a partir deles.
Para que não faltem dúvidas sobre como fazer a peça da segunda fase da OAB, é necessário muito estudo. Por isso, dedique-se e vá ao Exame da Ordem preparado.
Preparado para a segunda fase? Assine nossa newsletter e receba semanalmente mais conteúdos como esse!