Saiba como passar na OAB conciliando estudos e trabalho
Muitos estudantes de direito enfrentam diariamente os desafios de uma jornada dupla. Conciliar trabalho e vida universitária não é fácil, e quando, ao mesmo tempo, o aluno precisa estudar para passar na OAB, o desafio se torna ainda maior.
O exame da Ordem exige do aluno intensa preparação, com muito foco e disciplina. Conhecida pela dificuldade e pelos baixos índices de aprovação, a prova teve, em sua etapa mais recente, apenas 14,98% dos candidatos habilitados para a segunda fase.
Como conseguir ter sucesso na prova conciliando estudos e trabalho? Fique tranquilo! Vamos ajudá-lo listando quatro dicas para que você organize a sua rotina e tenha uma preparação mais eficiente. Acompanhe!
1. Conheça os seus objetivos
Seja para seguir carreira na advocacia, seja para adquirir a experiência necessária e ingressar nos principais cargos do serviço público, passar na prova da Ordem é imprescindível.
Então, comece adquirindo consciência de quais são os seus objetivos e de por que você quer passar na OAB. Como isso será importante para o seu futuro profissional? O que o motiva a buscar essa aprovação?
Como dizia Maxwell Maltz: quanto mais você crer em seus objetivos, mais depressa os conquistará.
2. Faça um cronograma de estudos
O planejamento é fundamental para que o estudante consiga se organizar em meio à rotina corrida e garantir um bom rendimento nos estudos. Para isso, analise:
- quanto tempo falta para a sua prova;
- o tempo diário que você tem disponível;
- quais as disciplinas que precisam ser estudadas.
A partir dessas informações, monte um cronograma diário de estudos, priorizando as matérias nas quais você tem mais dificuldades e que precisam de mais atenção. Não esqueça de traçar metas, pois elas estão diretamente ligadas à motivação.
3. Reserve um local para estudar
O momento do estudo exige concentração e, para isso, o ideal é que você encontre um cantinho adequado, que seja silencioso, iluminado e organizado. Lembre-se de que manter um local fixo para os estudos favorece a criação de um hábito positivo.
Mas nem sempre isso é possível, não é mesmo? Portanto, otimize o seu tempo estudando sempre que for possível, seja em uma biblioteca, seja em um parque ou no transporte público, por exemplo. O importante é manter o foco e tentar se concentrar.
4. Escolha uma metodologia de estudos adequada
Já que tem pouco tempo disponível para estudar, você precisa garantir que o tempo dedicado aos estudos seja de aprendizado efetivo, certo?
Então, encontre uma metodologia que se adapte à sua rotina e ao seu ritmo, como um curso preparatório ou um plano de estudos personalizado, por exemplo.
Lembre-se, também, de que a tecnologia pode ser uma excelente aliada para os seus estudos. Na internet, você pode encontrar materiais atualizados, além de assistir a vídeos e ouvir áudios sobre as disciplinas da prova.
Como vimos, com organização e foco é possível equilibrar essa rotina de estudos e trabalho. Mesmo com pouco tempo disponível, se você conseguir aproveitar os períodos de estudo de forma eficiente, certamente estará mais perto de passar na OAB.
Otimize o seu tempo aproveitando cada momento livre para incrementar a sua preparação. Mas não esqueça de incluir no seu cronograma alguns momentos para lazer e descanso. Afinal, manter-se bem física e mentalmente é fundamental, certo?
Gostou deste post? Está mais seguro de como passar na OAB conciliando estudos e trabalho? Então, siga-nos no Facebook e no Instagram, e continue acessando conteúdos como este.