Advogados iniciantes: 5 dicas para captar clientes na advocacia
Um dos principais desafios de quem pretende iniciar sua carreira no direito está em conseguir ações para atuar na área. Sem contatos ou experiência, como captar clientes na advocacia?
Não há uma fórmula exata, porém existem algumas dicas que podem ajudar a desenvolver essa habilidade.
Continue a leitura para saber como captar clientes na advocacia!
1. Faça contatos
Exercendo advocacia há três anos, Renan Martins revela que quando iniciou a profissão, não ter contatos era um empecilho. “A maior dificuldade de conseguir clientes no início é justamente não ser conhecido”, conta.
Por isso, uma boa dia dica de como captar clientes na advocacia é fazer contatos. Esse é um ramo em que ter conexões é muito importante e pode fazer muita diferença.
Seu networking começa a partir dos seus professores e ex-colegas de turma. Mantenha contato com essas pessoas e procure aprender com as experiências que podem partilhar.
Além disso, se ofereça para indicar clientes de acordo com a área de atuação. Se, por exemplo, você não trabalha com direito penal, indique seus colegas como advogados caso alguém que você conhece solicitar esse tipo de serviço. Em troca, peça que te indiquem para casos na sua área.
Outra forma de expandir sua rede de contatos é participando de eventos oferecidos pela OAB da sua cidade. É comum que hajam simpósios, seminários, reuniões e conferências. Procure se informar para conhecer outros advogados a fim de trocar experiências.
2. Saia do escritório!
Um dos principais erros entre advogados iniciantes é passar a maior parte do tempo dentro do escritório. Enquanto um profissional não sai para prospectar clientes, centenas de pessoas estão precisando de seus serviços.
Portanto, separe em seus horários oportunidades para sair do escritório e encontrar pessoas cujos problemas você possa solucionar.
Pode ser que você se pergunte “para onde ir?”. A resposta é procurar possíveis lugares onde possam haver possíveis clientes para a sua área de atuação.
Um advogado trabalhista, por exemplo, pode oferecer seus serviços em sindicatos ou grupos de trabalhadores organizados. Para a área empresarial, procure associações de pequenos empresários. “Já distribuí cartões no aeroporto em uma ocasião de atraso da companhia aérea”, afirma Renan Martins.
Importante: na hora de fazer a divulgação, respeite as regras do Código de Ética da OAB relacionadas a essa questão.
3. Atenda bem seus primeiros clientes
Seus primeiros clientes são muito importantes para exercitar os conhecimentos aprendidos na faculdade. Para que eles fiquem satisfeitos e indiquem seus serviços, é muito importante que você atenda-os bem.
Procure sempre dar retorno ao seu cliente sobre o andamento do processo. Não é necessário entrar em termos técnicos, mas apenas deixá-lo tranquilo quanto à sua dedicação.
Renan Martins conta que boa parte de seus clientes atuais vieram por meio de indicações de seus primeiros atendimentos. “Pelo menos 90% chegou a mim através do boca-a-boca”.
Lembre-se: o trabalho de um advogado vai muito além da sentença. É necessário confortar seu cliente dando a certeza de que você tem a solução que ele precisa.
4. Utilize as redes sociais
As redes sociais são utilizadas por boa parte das pessoas no seu núcleo de amigos e família. Mas será que todos eles sabem que você já está atuando como advogado?
Caso a resposta seja não, atualize seu Facebook, Linkedin e Instagram com suas informações profissionais. Certamente, quando precisarem de serviços de advocacia, eles se lembrarão de você.
Você ainda pode criar um perfil no Instagram voltado apenas à sua atividade profissional. Dessa forma, é possível postar conteúdos informativos e fotos de audiências, atendimentos ou do seu cotidiano no escritório.
Assim como os eventos da OAB da cidade podem aumentar sua rede de contatos, busque grupos de advogados no Facebook e WhatsApp. Você poderá conhecer diferentes profissionais dividindo experiências.
5. Tenha um cartão de visita
O Código de Ética da OAB proíbe os advogados de fazerem publicidade tradicional, vedando a divulgação de escritórios ao caráter informativo e não mercadológico. Por essa razão, o cartão de visita é essencial para o trabalho de um advogado.
Distribua seus cartões para sua família, amigos, ao fazer rede de contatos e ao visitar lugares para prospecção. É importante que, quando for necessário o serviço de um advogado em algum desses núcleos, as pessoas se lembrem de você.
Ao encomendar seu cartão de visitas, seja sucinto e atenha-se às informações necessárias, como seu nome, número de inscrição e área de atuação. Não inclua frases, imagens ou poluição visual. Pelo contrário, faça algo sóbrio e direto.
Saber como captar clientes na advocacia não é uma tarefa fácil, mas seguindo essas dicas, você estará apto a divulgar seus serviços e expandir seu trabalho.
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