Prova da OAB: devo estudar quantas horas por dia para passar?
Todo professor ou recém-aprovado no Exame da Ordem está cansado de ouvir a pergunta: preciso estudar quantas horas por dia para passar na OAB?
Apesar da recorrência da pergunta, é difícil determinar uma única resposta que satisfaça as necessidades da diversidade de candidatos que se preparam para o certame.
Porém, independentemente da dificuldade, no decorrer desse artigo responderemos a questão de ouro e determinar quanto tempo você precisa estudar para conquistar seu sonhado título de advogado. Então fique atento às próximas linhas.
Preciso estudar quantas horas por dia para ser aprovado na OAB?
Antes de resolver esse nobre dilema dos candidatos a prova da FGV, é preciso deixar claro que mais importante que o número de horas, é a qualidade das horas investidas na leitura da teoria e da resolução de questões.
Uma hora plenamente focada em temas recorrentes da prova tende a representar muito mais acertos no Exame do que 180 minutos dedicados a leitura de um texto legal que nunca foi tema de questão.
Contudo é quase impossível o candidato cobrir os temas necessários para uma pontuação satisfatória nas 80 questões da prova sem se dedicar no mínimo duas horas por dia.
Sendo assim, por mais árdua que seja sua jornada com trabalho, faculdade e estágio e importante que você busque eliminar algumas tarefas e aproveitar melhor seu tempo para ampliar as chances de passar na OAB.
Dormir uma hora a menos ou correr um pouquinho mais para pegar o ônibus da faculdade. Tudo é válido para ganhar uns minutos extras de preparação.
Como aproveitar melhor meu tempo de estudo para a OAB?
Mesmo que você tenha muitas horas por dia, dedicadas ao certame, é indispensável que você aproveite-as da melhor maneira e absorva o máximo de conteúdo em poucos minutos.
Aproveite as horas extras do fim de semana
Primeiro de tudo, é importante que você abdique um pouco do seu lazer em nome do objetivo maior que é a sua preparação. Aproveite o tempo extra dos fins de semana e feriados para dar aquele gás a mais nos estudos.
Elimine as distrações do ambiente de estudos
Lembre-se também que ter qualidade no tempo de estudo é mais importante do que conseguir mais tempo para estudar. Por isso, é fundamental que na hora de estudar você coloque seu telefone no modo avião, desative notificações do computador e, se possível, esteja distante de qualquer barulho.
Inclusive, se você puder ir a uma biblioteca ou espaço de estudos, essa será a melhor opção. Um ambiente no qual o silêncio é obrigatório e todas as pessoas estão a estudar, vai ser quase impossível fazer algo diferente.
Foque nas revisões e na resolução de questões
Tão importante quanto estudar os conteúdos é lembrar-se do que estudou para a prova da OAB. Por isso, não dispense, por menor que seja o seu tempo de estudo, os minutos dedicados a revisão do conteúdo estudado.
Além disso, aposte na resolução de questões de Exames anteriores da OAB para em pouco tempo conseguir revisar o máximo de conteúdo.
Apesar de complexa, acredito que conseguimos responder a questão “preciso estudar quantas horas por dia para a OAB?”. Para ter outras respostas importantes sobre o Exame da Ordem, não deixe de assinar nossa newsletter e acompanhar as melhores dicas no seu e-mail.