Como estudar na véspera da prova da OAB?
Estudar na véspera da prova da OAB é realmente uma boa ideia? Antes de mais nada, não há nada comprovado que diga que estudar na véspera da prova é ruim e pode prejudicar o candidato. O certo mesmo é na véspera da prova buscar conforto emocional, mental ou até espiritual.
Ou seja: faça aquilo que você se sente bem. Não precisa querer seguir um padrão. Então, se você sentir-se bem estudando, estude. Se você sentir-se bem saindo com os amigos, saia. Caso você sinta-se bem não fazendo nada, não faça nada e assim por diante, entendido?
Tendo isso em mente e imaginando que você esteja no grupo das pessoas que querem estudar, siga acompanhando o texto. Nas próximas linhas, você vai conferir dicas do que fazer (e de como estudar) na véspera da prova da OAB. Boa leitura!
Não tente estudar na véspera da prova da OAB tudo aquilo que você não estudou até agora
É normal que você deixe de estudar alguns temas que estão no edital. Até aí tudo bem. O problema é querer estudar o que você ainda não aprendeu, na véspera da prova. Dessa maneira, se quiser dar uma pequena revisada no conteúdo, sem problemas. Mas, se você não conseguiu ver os 17 ramos exigidos na 1° fase de maneira completa, não será nas vésperas da prova que vai conseguir.
Sendo assim, aproveite esse tempo restante para ler anotações ou participar de grupos de estudo. A única matéria que vale a pena concentrar um pouco mais de esforço nas vésperas da prova é Ética. Como é uma matéria leve e relativamente tranquila, não há problema.
Organize o seu material
Já revisou a matéria? Ficou tranquilo? Então, organize todo o material que você deverá levar para a prova amanhã. Separe seu documento de identificação com foto, água, lanche, caneta esferográfica de material transparente, de cor azul ou preta…
Não deixe tudo para última hora
Já dissemos aqui que estudar na véspera da prova da OAB fica ao seu critério. Porém, você não deve deixar tudo para os últimos instantes. Além de separar o material, também é importante que você verifique onde fica o seu local de prova.
Se já o conhece, ótimo. Veja quanto tempo leva para fazer o trajeto da sua casa até o local para que não corra riscos de chegar atrasado. Se você não conhece, o ideal é que vá até o local e faça um roteiro para não ter perigo de perder a prova.
Sabemos que imprevistos acontecem, mas nesse caso, há como evitá-los ou trabalhar para, caso ocorram, não prejudicar o seu exame da OAB.
Não durma tarde
Se você estudou ou decidiu fazer outra coisa na véspera da prova da OAB, o conselho é um só: não durma tarde. É importante que você esteja descansado e tenha um sono de qualidade antes da prova.
Lembre-se: o seu desempenho está ligado, de forma direta, ao estado mental do seu cérebro e ao seu estado físico. Afinal, ele é a única ferramenta que você irá usar durante a prova. Por isso, a dica aqui é ter uma boa noite de sono para que tudo corra bem.
Bem, agora você já sabe que estudar na véspera da prova da OAB não é um pecado, desde que isso seja feito com limites. Então, coloque nossas dicas em prática e aumente seu rendimento no momento da avaliação.
Caso queira se preparar ainda mais para a OAB e com antecedência, acesse nossos cursos online. Temos opções de aulas com conteúdo extensivo e também focado na resolução de questões.