Como estudar para OAB sozinho? 5 dicas infalíveis
Está perdido sobre como estudar para OAB sozinho? Mantenha a calma! Sabemos que não é fácil lidar com a pressão psicológica para passar e com o fato de precisar montar um planejamento adaptado ao seu tempo disponível.
No entanto, é preciso ter em mente que a aprovação depende exclusivamente do seu esforço. Isso porque o exame da OAB não é um concurso público, ou seja, você precisa demonstrar o conhecimento mínimo necessário nas duas fases para exercer a advocacia, sem a competição com outros concorrentes. Por isso, nada melhor do que saber se planejar para conquistar essa aprovação.
A seguir, confira cinco dicas infalíveis que certamente serão de grande ajuda durante a sua preparação.
1. Faça versões anteriores das provas
Para entender como estudar para OAB sozinho, é preciso compreender o sistema de questões da 1° Fase do Exame da OAB. Pegue provas das versões anteriores e, mesmo no início da preparação, resolva as questões, marcando o tempo de prova. São 80 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro alternativas, durante 5 horas de prova.
Esse contato desde cedo é importantíssimo para que a sua mente se acostume ao modelo de avaliação que é exigido. Lembre-se de que ao longo da preparação também é preciso fazer as avaliações dos outros anos e simulados com questões parecidas.
Além disso, o Exame é sempre elaborado sempre pela mesma banca especializada. É comum que alguns assuntos sejam mais recorrentes, e resolver edições anteriores pode dar uma noção de como poderão ser cobrados.
2. Crie o seu cronograma de estudos
É fundamental que você separe um tempo do seu dia para elaborar um cronograma de estudos. Dessa forma, você organizará sua rotina até o dia da prova, incluindo os todas as horas de estudo e separando algumas horas para lazer.
Evidentemente, o período em que você estudará para o Exame será atípico, e você dedicará boa parte do seu tempo aos estudos. Será necessário seguir o cronograma a risca para que você possa ver toda a matéria necessária e conseguir a aprovação.
Você sabe que a preparação para o Exame da OAB exige bastante leitura. Por isso, separe horários propícios para o seu perfil de estudante. Esse aspecto varia bastante, pois muitos preferem estudar durante o silêncio da madrugada, enquanto outros são mais ativos durante a luz do dia.
3. Tenha uma boa fonte de materiais
Contar com fontes atualizadas é uma das dicas fundamentais a respeito de como estudar para OAB sozinho. A legislação brasileira está em constante mudança e somente especialistas na área têm o conhecimento necessário para repassá-las a quem está estudando.
Por isso, dispense conteúdos piratas, uma vez que eles podem mais prejudicar do que auxiliar a sua preparação. Aqueles obtidos em aulas, livros, e-books, por exemplo, e os simulados realizados devem ser especialmente voltados para o Exame de Ordem.
Acompanhe portais de notícias com alguma frequência para certificar-se a respeito de possíveis reformas na lei e se isso terá algum reflexo na prova, como já aconteceu anteriormente com a reforma trabalhista.
4. Faça resumos
Como os conteúdos da prova da OAB abrangem diversos aspectos jurídicos, concentrar todo o seu aprendizado sobre as leis na mente não é uma boa estratégia. Para facilitar os estudos, imprima conteúdos mais longos e marque os trechos essenciais para a compreensão do assunto.
Depois, coloque em tópicos todos os trechos marcados. A divisão em listas é bastante agradável para a nossa mente, o que facilita a absorção do conhecimento.
5. Revise periodicamente
Com os resumos em mãos, será mais fácil revisar determinados assuntos. Afinal, não será preciso voltar para o conteúdo “bruto”, já que você tem organizados os aspectos mais importantes de cada assunto.
Uma dica é definir os dias da semana em que você realizará revisões. Dessa forma, você pode reter conteúdo novo durante a maioria da semana, e em um ou dois dias, e revisar o que foi estudado.
Agora que você prendeu cinco dicas infalíveis sobre como estudar para OAB sozinho, está nas suas mãos a tarefa de colocá-las em prática hoje mesmo. O futuro da sua carreira na advocacia está sendo construído desde já. Por isso, mantenha o foco na aprovação no próximo exame da OAB.
Gostou das dicas? Sempre que precisar de ajuda para estudar, conte com a Estudar para OAB! Clique no banner abaixo e confira nossos cursos.