Como evitar distrações nos estudos em época de isolamento?
Texto elaborado pela professora de Direito Civil do Estudar para OAB, Laryssa Cesar (Insta: @laryssa.cesar)
Muitos examinandos devem estar aproveitando essa época de isolamento social para adiantar os estudos para o próximo exame da ordem. Mas quem disse que é uma tarefa fácil focar nos estudos?
A ideia de ter mais tempo livre pode ser a maior inimiga dos estudos, pois a nossa mente entenderá que estaremos mais livres, daí a tão conhecida “procrastinação” entrará em cena e, quando menos se espera, já se passaram dias sem concluir aquela matéria no seu cronograma. Além disso, muitas pessoas que estão em casa têm filhos, trabalho, casa para cuidar, pets, entre outras obrigações que atrasam ainda mais nossos estudos.
Mas e aí? Como evitar isso? Bem, assim como vocês estou tentando focar no trabalho nesse isolamento social e por isso vou passar hábitos que estou fazendo – ou tentando fazer – para me manter focada e ter mais produtividade:
- Separar um horário e um local para os estudos: determinar que aquela parte do seu dia e aquele local são destinados tão somente para os estudos alerta a sua mente que naquele momento você tem que estudar. Uma dica é colocar o despertador para apitar na hora que foi determinada para estudar e deixar todo o seu material de estudos separados, mas, pelo amor de Deus, não vale adiar!
- Usar técnica POMODORO: é uma técnica de gestão de tempo que utilizo muito quando preciso focar em algo e é excelente. Com essa técnica, delimito um tempo para tão somente trabalhar (exemplo: 25 min) e depois desse tempo dou uma pausa (exemplo: 5 min) para descansar a mente. Cada um tem o seu tempo, eu mesmo limitei 50 min para focar (tem cronômetro e aplicativos que ajudam isso) e dou uma pausa de 10 min.
- Tire todas as distrações do local de estudos: liste tudo o que te distrai e tire do local já! Fale com seus familiares e amigos que naquele horário você está estudando e que não fale com você. Prendam seus pets ou fiquem em locais que eles não subam na mesa ou peçam atenção (é o meu caso). Coloque o celular em modo avião, não acesse sites que possam atrapalhar seu foco.
Sempre recomendo colocar uma recompensa para quando atingir a sua meta de estudos por dia. Como eu faço: se eu termino aquela petição dentro do prazo que estipulei, minha recompensa é assistir um episódio ou filme depois. Você pode escolher a sua recompensa sendo algo que te traga muito prazer – assistir as aulas de Direito Civil é uma ótima recompensa!
Como podem ver, são hábitos simples que podem ajudar muito nessa fase. Mas não se sintam mal por não conseguirem estudar como antes, é normal com toda essa mudança o nosso cérebro entender que estamos descansando por estar em casa. Por isso, esses hábitos que listei servem para ativar os gatilhos mentais que auxiliam no aumento o foco.
Espero que tenha ajudado e foquem na aprovação!
Forte abraço e bons estudos
Professora Laryssa Cesar (Insta: @laryssa.cesar)