Como lidar com o sono na hora de estudar para a prova da OAB
Você planejou seu cronograma, organizou todo o material da OAB e arrumou sua escrivaninha. Tudo parece perfeito, porém basta se sentar na cadeira que o sono na hora de estudar aparece. Essa situação é familiar, certo? E, na verdade, temos certeza que você já vivenciou algo parecido.
O motivo que leva alguém a ficar sonolento na hora dos estudos são vários, desde cansaço físico até procrastinação. Pensando nisso, separamos dicas essenciais para ajudá-lo a vencer essa batalha contra a cama e, assim, ficar mais próximo da aprovação no exame da Ordem. Está preparado? Então, vamos ao combate!
Identifique por que você fica com sono na hora de estudar
Antes de tomar qualquer ação, você precisa entender o seu corpo. Por isso, reflita sobre os motivos que fazem o sono aparecer. Talvez esteja dormindo poucas horas durante a noite ou pode ser que o colchão seja desconfortável e você já acorde cansado.
Outra possibilidade é possuir algum distúrbio, como a apneia, o que faz com que seu corpo não recupere as energias por completo. Em qualquer uma dessas situações, será preciso fazer mudanças práticas ou procurar ajuda para resolver o problema.
Claro que o sono também pode ser resultado de preguiça e procrastinação. Nestes casos, confira o nosso artigo Rotina de estudos: como seguir a sua sem procrastinar.
Analise como o ambiente pode contribuir para a sonolência
O ambiente pode, literalmente, fazer com que você fique com sono na hora de estudar. Isso pode ser desencadeado pela iluminação ou pelos próprios móveis do lugar.
Dessa forma, o ideal é deixar o espaço bem claro, seja com a entrada de luzes naturais ou o uso lâmpadas de cor branca. Assim, o cérebro compreende que ainda é dia e trabalha para ficar mais atento. Além disso, nada de estudar na cama ou jogado no sofá. Prefira uma escrivaninha ou a mesa da cozinha.
Crie uma rotina antes de dormir
Dormir bem é um passo essencial para evitar ficar sonolento durante o restante do dia. Portanto, você precisa definir um horário para ir para a cama todas as noites. Juntamente a isso, deligue qualquer estímulo visual (redes sociais, TV etc.) que não deixe seu corpo relaxar duas horas antes desse horário. Em contrapartida, busque tomar um banho, ler um livro, meditar ou escutar uma música tranquila.
Considere trocar seus horários para evitar o sono na hora de estudar
Algumas pessoas são mais produtivas durante o dia, outras funcionam melhor à noite. Sendo assim, observe qual o seu período de maior energia e estude nesse momento. Assim, você poderá se concentrar muito mais e ficará menos sonolento.
Escute uma boa música
Ouvir uma música alegre e com uma batida contagiante é uma ótima estratégia para espantar o sono na hora de estudar. Porém, busque canções sem letra ou em um idioma que você não entenda para evitar distrações.
Fuja das roupas muito confortáveis
Roupas muito confortáveis, como pijamas, transmitem relaxamento intenso, o que significa que seu corpo pode ficar sonolento com mais rapidez. Dessa forma, busque por roupas que causem um leve desconforto, fazendo seu cérebro associar o momento a trabalho, o que vai ajudar você a ficar mais atento.
Dica extra para não ficar com sono na hora de estudar: faça exercícios físicos
Finalizando nossa lista, estão as atividades físicas. Realizar algum esporte ou ir para a academia regularmente deixa o organismo mais produtivo e menos cansado durante o dia. Por isso, mexa-se!
Como deu para perceber, existem várias estratégias para não ficar sonolento durante seu horário de estudos. Você pode colocar em prática apenas uma delas ou todas de uma vez. Basta testar o que melhor funciona para a sua rotina.
Conhece outra pessoa que também ficar com sono na hora de estudar? Compartilhe este artigo com ela.