Como montar um checklist para melhorar sua rotina de estudos
Você sempre está correndo com os estudos? Aquele amontoado de conteúdos o deixam estressado e parece que nunca haverá tempo de entender todo o material? Esse cenário é extremamente comum, ainda mais entre os estudantes de Direito, que possuem muitas disciplinas teóricas. Porém, existe uma forma de melhorar sua produtividade e, ainda, ficar menos estressado. Por isso, vamos ensiná-lo como montar um checklist.
A ideia é criar listas organizadas com as atividades que precisam ser realizadas diariamente. À medida que os itens forem sendo concluídos, basta riscá-los da planilha. Isso ajuda a clarear as ideias, faz com que você não esqueça nada e gera uma sensação de bem-estar a cada item finalizado.
Então, venha com a gente saber como melhorar sua rotina de estudos, seja para as provas da faculdade ou o exame da OAB.
Como montar um checklist
Existem vários formatos de checklist. Porém, o que todos têm em comum é a possibilidade de dar “check” nos itens concluídos. Ou seja, fazer uma marcação que indica que determinada atividade foi finalizada.
De modo geral, você pode criar esse tipo de lista para qualquer coisa, desde a seleção dos itens que vai levar em uma viagem até os conteúdos para serem estudados em um exame. Aqui no texto, vamos nos concentrar neste último ponto.
1. Defina um local para elaborar seu checklist
Para que sua lista seja eficiente, você precisa visualizá-la de forma constante. Por isso, um dos pontos básicos na hora de saber como montar um checklist é definir um local para elaborá-lo. Pode ser em uma agenda, no caderno, no quadro de avisos do seu quarto, no celular, no computador etc. O importante é que seja um espaço de uso constante.
2. Escreva objetivos claros
Nada de criar tópicos ambíguos, vagos ou muito amplos. Isso só fará com que você se complique no momento de realizar as atividades e acabe desistindo de seguir a lista. Portanto, o ideal é escrever objetivos pontuais e muito claros como, por exemplo, resolver 10 exercícios de Direito Constitucional ou estudar os capítulos X e Y de Direito Administrativo.
3. Agrupe as atividades por ordem de importância
Cada atividade que você realiza tem um determinado grau de importância e é necessário que isso apareça no checklist. Assim, será possível saber qual deve ser a prioridade do dia. Sendo assim, marque ao lado de cada item se ele é urgente ou não.
4. Realize uma tarefa por vez
Não queira resolver dois ou três itens da sua lista de uma vez só. Um dos pontos mais importantes para quem está aprendendo como montar um checklist é saber ter paciência. Portanto, faça uma atividade de cada vez e siga seu cronograma sem misturá-las.
5. Avalie seu checklist regularmente
Nada na vida é estático e com o checklist não seria diferente. De maneira regular, a cada mês ou quinzena, por exemplo, reveja a lista que você montou. Ela está funcionando bem? Tem algo que se pode mudar para deixá-la mais produtiva? Depois da análise, faça as alterações necessárias.
A importância de aprender como montar um checklist
Diante de tudo o que apresentamos, fica claro que criar listas de tarefas para estudar não é algo assim tão simples. Por isso, faça uso das dicas que demos nos tópicos anteriores sobre como montar um checklist. Afinal, elas mostram a melhor forma de desenvolver esse material de maneira eficiente. Caso contrário, você corre o risco de fazer algo que vai deixá-lo ainda mais confuso ou que, apenas, será esquecido na gaveta.
As lista são um guia para deixá-lo mais produtivo e não uma estrutura rígida impossível de mudar. Por tudo isso, empenhe-se em montar um bom guia de atividades. Desse modo, será mais fácil manter seu ritmo de estudos e garantir boas notas na faculdade e na prova da OAB.
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