Como passar na OAB de primeira? 5 dicas infalíveis
A reprovação no Exame da Ordem pode ser algo muito frustrante. Por essa razão, é comum que algumas pessoas se perguntem: como passar na OAB de primeira?
Apesar de parecer difícil, esse não é um trabalho impossível. Uma vez que você saiba os fatores certos, sua carteirinha pode estar mais perto do que pensa.
Continue sua leitura e confira cinco dicas de como passar na OAB de primeira!
1. Estude as matérias mais relevantes
A primeira fase do Exame da Ordem é dividida em 80 questões objetivas de 17 disciplinas diferentes. O mínimo necessário para a aprovação é o acerto de pelo menos metade delas, ou seja, 40.
O segredo, então, será favorecer os estudos das matérias que aparecem mais vezes na prova. Dessa forma, você otimiza seu tempo de preparação e terá mais chances de acertar mais questões.
Para ilustrar como funciona essa divisão, podemos separar as disciplinas em três grupos:
- Grupo 1: Ética Profissional, Direito e Processo Civil, Direito Constitucional e Administrativo e Direito e Processo Penal;
- Grupo 2: Direito e Processo do Trabalho, Direito Tributário e Empresarial;
- Grupo 3: Direitos Humanos e Internacional, ECA, Direito Ambiental e do Consumidor e Filosofia do Direito.
Somando todas as sete disciplinas do Grupo 1, reunimos uma média de 47 questões, o que equivale a cerca de 58% da prova. Isso significa que, para conseguir sua aprovação, será necessário estudar bem todas essas matérias.
Portanto, na hora de dividir seus estudos, você deve dedicar pelo menos metade do seu tempo aos estudos das disciplinas do primeiro grupo.
Uma dica é investir em pelo menos uma matéria que você tem mais facilidade e estudar todo o conteúdo possível para gabaritar no dia da prova. Além disso, a disciplina de Ética tem um conteúdo menos denso, e também é possível acertar todas as questões relacionadas.
Já o Grupo 2, dividido em 4 disciplinas, representa cerca de 21 questões do Exame e deve representar pelo menos 30% do seu cronograma. O Grupo 3 abrange 6 disciplinas e deve ocupar 20% do seu tempo de estudos.
2. Utilize macetes para chutar
O Exame da Ordem é uma prova extensa e, naturalmente, em algumas questões pode ser que você não saiba a resposta. Mesmo assim, é possível utilizar macetes para chutar e conseguir alguns pontos a mais. Essa tática funciona da seguinte forma:
- Assim que receber sua prova, leia do começo ao fim, assinalando as respostas que você tem certeza, ou as que estiver em dúvida entre duas ou três alternativas. Nas questões em que você não souber a resposta, não assinale nada.
- Ao terminar essa primeira leitura, faça um intervalo de 10 a 15 minutos. Aproveite para beber água, ir ao banheiro e descansar.
- Agora, você fará uma segunda leitura. Dessa vez, resolva somente as questões em que ficou em dúvida entre uma ou mais alternativas, já que durante a prova, seu cérebro pode processá-las. Não volte às questões que você já assinalou o resultado, pois a chance de você trocar a resposta certa por uma incorreta é grande!
- Por fim, você chegará aos chutes. O primeiro método é eliminar assertivas que tenham superlativos, como “sempre”, “nunca” e “todo”. É de costume que essas alternativas estejam incorretas.
- Outra forma é escolher as assertivas que menos apareceram até então, já que, por histórico, não é comum que se repitam muitas vezes. Se houverem menos alternativas “d”, por exemplo, é provável que muitas das perguntas que você não soube resolver tenham essa resposta.
3. Monte seu cronograma de estudos
O estudo está diretamente ligado a um bom desempenho. Por isso, maneira de como passar na OAB de primeira é organizar um cronograma de estudos completo nos meses que antecedem a sua prova.
Leve em consideração o número de dias até a prova e a quantidade de horas diárias que você poderá dedicar à sua preparação. Seja sincero consigo mesmo, e procure cumprir à risca os horários que você se comprometeu a estudar.
A professora Yasmin Pedrosa fez um vídeo especial sobre como montar e seguir o seu cronograma de estudos. Confira:
No site da Estudar para OAB você pode montar seu cronograma de estudos gratuitamente de acordo com a sua disponibilidade diária. Além disso, também é possível selecionar as disciplinas que você pretende se aprofundar mais.
4. Descubra seu horário de produtividade
Cada examinando tem própria rotina, e, independentemente desses afazeres, será preciso cumprir o cronograma de estudos. Uma dica para poder aumentar o rendimento é descobrir o horário de produtividade.
Pode ser que durante manhã seja um bom período de estudos para você, então aproveite para acordar algumas horas mais cedo e se dedicar; da mesma forma, há quem prefira a madrugada ou o horário de almoço.
Porém, se você não tiver um bom rendimento durante esses horários, não se esforce mais que o necessário. Há quem fique acordado durante a noite para estudar e durante o dia tenha seus outros afazeres prejudicados. Nesse caso, você estará apenas se prejudicando.
5. Prepare-se adequadamente
Não há como passar na OAB de primeira sem o preparo adequado, uma vez que a prova não é fácil e o conteúdo é bastante extenso. Uma prova disso é que os índices de reprovação em edições anteriores já chegaram a 85%.
A Estudar para OAB oferece cursos preparatórios especiais com professores especializados. Além disso, você ainda tem acesso a uma plataforma completa com questões de edições passadas e um calendário detalhado de estudos até o dia do Exame.
Clique no banner abaixo para conferir!