Estudar nas férias: como se organizar nesse período?
Férias é sinônimo de diversão, descanso e rotina longe dos estudos, correto? Bem, para quem está se preparando para a prova da OAB, esse pode ser o período ideal para reforçar os conhecimentos e dar um gás maior para se sair bem no exame. Porém, será que é possível estudar nas férias de forma efetiva e sem procrastinar? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.
Ao longo do texto, traremos dicas para você que tem dificuldades em manter a organização durante esses dias ou semanas livres. Siga acompanhando.
As vantagens de estudar nas férias
Antes de conhecer as estratégias para se organizar e estudar nas férias, queremos lhe apresentar algumas das principais vantagens em aderir a uma rotina de aprendizagem durante esse período.
- Você tem mais tempo livre para fazer revisões e exercícios;
- O momento da aprendizagem pode ser mesclado com a diversão;
- Seus horários podem ser mais flexíveis;
- Sua mente estará mais descansada para se concentrar em conteúdos complexos, o que torna mais fácil a aprendizagem destes.
Dicas para estudar nas férias
Agora que você já viu as vantagens de estudar nas férias, chegou o momento de saber como colocar esse objetivo em prática.
Equilibre diversão com estudo
Suas férias são, prioritariamente, um momento de diversão. Sendo assim, nunca deixe de lado as horas de descanso ou os passeios com amigos e familiares. As atividades de estudos apenas devem ser acrescentadas a esse planejamento.
Estabeleça uma rotina
Para evitar procrastinar os momentos de aprendizagem e focar apenas no lazer, é essencial que você crie uma rotina para esse período. Então, estabeleça um horário para estudar ao longo da semana, podendo ser pela manhã ou à tarde. Evite estabelecer a sua rotina para a noite, pois o risco de você estar cansado e acabar dormindo é grande.
Foque nas matérias ou assuntos que tem mais dificuldade
Durante as férias, o ideal é estudar as matérias que lhe causam maior dificuldade. Afinal, como já mencionamos, você terá mais tempo livre para entender esses conteúdos. Isso aumenta as chances de fixá-lo melhor em sua mente.
Estude por meio de filmes
Que tal unir diversão e estudo no mesmo momento? Uma ótima forma de fazer isso é estudar por meio de filmes ou séries. Sendo assim, veja as dicas de obras audiovisuais que demos em dois posts aqui no blog (séries sobre Direito e filmes sobre Direito) e divirta-se.
Ah, mas não vá passar todos os dias apenas em frente à televisão, hein? Alterne esse momentos com o estudo convencional.
Não exagere na carga horária
Como já mencionamos, as férias devem ser prioritariamente um momento para relaxar. Sendo assim, nada de querer passar o dia inteiro estudando, pois isso só vai deixá-lo estressado e fadigado. Então, o ideal é reservar um período de três ou quatro horas por dia apenas para os estudos e se divertir no restante do tempo.
Como deu para notar, as férias são sim um período de descanso. Porém, também se tornam uma ótima época para revisar aqueles conteúdos mais complicados da prova da OAB, afinal agora você tem mais tempo livre para se dedicar apenas a isso.
Contudo, é extremamente importante não exagerar na carga horária de aprendizagem, pois você precisa relaxar ou acabará voltando das férias mais cansado do que antes. E isso vai atrapalhá-lo bastante ao longo do ano.
Caso tenha gostado do texto de hoje e conheça alguém que precisa estudar nas férias, compartilhe este artigo com ele ou ela.