Por que a faculdade de direto não garante passar na prova da OAB?
Tenho certeza que você se dedicou ou ainda se dedica muito para concluir os sonhados e também suados 5 anos de bacharelado em Direito. Por mais que tenham sido muitas horas de estudo, somadas às dores nas costas por carregar seu Vade Mecum, todo esse esforço pode não ser suficiente para passar na prova da OAB.
Afinal, se o curso de Direito garantisse a aprovação no Exame da Ordem, o número de alunos que conquistam seu lugar na segunda fase do certame não seria tão baixo — menos de 15%.
Mas não se desespere! Ao longo deste artigo, explicaremos os motivos pelos quais os alunos não saem da faculdade preparados para o certame. Também listamos dicas de como você pode complementar sua formação para acertar mais questões da Fundação Getúlio Vargas e, assim, chegar mais próximo da sua aprovação.
Então siga com a leitura!
Por que a faculdade de Direito não garante passar na OAB?
O ensino de Direito no Brasil ainda carece da qualidade necessária para que os alunos tenham um desempenho satisfatório no exame. Prova disso é que apenas 139 cursos, dos mais de 1200 bacharelados em Direito do Brasil, receberam o selo da OAB.
Além disso, mesmo que você tenha feito um dos cursos da lista, é quase impossível que, após 5 anos de graduação, você se lembre dos conteúdos do segundo período que vão aparecer na prova de Constitucional.
Por fim, apesar de todo o conteúdo, a graduação não prepara você para as pegadinhas da Fundação Getúlio Vargas e para o estresse decorrente da realização de um exame tão importante para sua carreira.
Como ampliar minhas chances de passar na OAB?
Não desanime com nenhuma das causas apresentadas acima, pois existem meios para contornar todas as dificuldades e garantir sua afiliação à OAB:
Realizar a prova como treineiro
Existe a possibilidade de realizar a prova como treineiro. Você pode se inscrever no Exame da Ordem mesmo antes dos dois últimos períodos da faculdade, enfrentando todas as questões nas mesmas condições de um candidato.
Dessa forma, quando chegar seu exame, a tensão será muito menor e você poderá se preparar melhor para a fome e o cansaço, comuns durante a realização de uma prova como essa.
Estudar com questões anteriores
Você também pode aproveitar as questões dos exames anteriores e outras provas da FGV para se habituar à linguagem e às pegadinhas da banca examinadora. Até porque não é incomum ver os temas e mesmo a linguagem das questões se repetindo.
Fazer um cursinho preparatório para a OAB
Encerrando nosso desfile de dicas para ampliar suas chances de passar na OAB, um cursinho pode maximizar os resultados da sua preparação.
O conteúdo focado no Exame, condensado em um curto espaço de tempo, fará com que você chegue na sala de aplicação com as respostas das questões na ponta da língua.
Mesmo que você não tenha um horário do seu dia para se deslocar para o cursinho, é possível valer-se de aulas on-line e dividir os conteúdos para estudar nos intervalos ao longo do dia.
Gostou das dicas? Tenho certeza que se você aplicá-las, terá muito mais chances do que quem confia apenas no curso de Direito para passar na prova da OAB.
Para ampliar ainda mais suas oportunidades, você pode agora mesmo falar com nosso chat e ficar mais perto do seu sonho!