Mapas mentais para OAB: como utilizá-los na hora dos estudos
Você quer ser aprovado na Ordem, mas não sabe como fazer isso sem se perder em meio aos vários conteúdos cobrados no exame? De fato, é preciso muita organização para estudar e revisar os assuntos pedidos no edital. Contudo, há uma forma de deixar esse processo bem mais simples. Estamos falando dos mapas mentais para OAB.
Se você estiver meio confuso sobre o assunto, não se preocupe. Ao longo do texto, vamos explicar o que são esses mapas e como eles podem ser extremamente úteis para seu estudo. Então, venha com a gente saber mais detalhes!
Como funciona a técnica dos mapas mentais para OAB?
Os mapas mentais nada mais são do que representações visuais de um conteúdo apresentadas de forma resumida. Ou seja, eles são ótimos para fazer revisões e lembrar definições, tópicos importantes e regras específicas de uma maneira rápida.
Aqui o uso do texto é mínimo, e você deve dar ênfase às cores, às ilustrações ou às imagens. A ideia é criar associações visuais, de modo que, ao ver o mapa, seu cérebro relembre de conteúdos já estudados sem a necessidade de parar e rever todo um capítulo, por exemplo.
Para quem vai fazer a prova da OAB, essa técnica é muito útil. Afinal, ela gera economia no tempo dos estudos e também diminui a quantidade de leitura que você precisará fazer regularmente. Ao utilizá-la, é possível registrar pontos como:
- alterações na legislação;
- infrações e sanções;
- atos administrativos;
- dicas em geral;
- questões de jurisprudência;
- exemplos práticos de casos reais etc.
Contudo, é indispensável saber como aplicar esse método da forma correta. E é o que vamos explicar a seguir.
Qual a melhor forma de criar mapas mentais para o exame da OAB?
Você já sabe que os mapas mentais são importantes na hora de estudar para a OAB, contudo eles só vão ajudá-lo a ser aprovado se utilizados de uma maneira adequada. Então, antes de qualquer coisa, é preciso ler em profundidade o assunto que estará em seu mapa.
Depois disso, selecione os pontos mais importantes do material e os coloque em áreas de destaque do desenho. A partir de então, crie ramificações que tragam outras informações relacionadas a essas ideias centrais. Quanto mais divisões forem criadas, mais você deve aprofundar os tópicos em questão.
Assim, é possível começar com algum conceito e seguir para a abordagem de um artigo específico da legislação. Em seguida, destacar alguma exceção dentro da ideia jurídica da qual está falando e, por fim, terminar com algum exemplo prático.
Cada uma das etapas citadas pode trazer palavras-chave, frases importantes e desenhos simples que o façam lembrar o assunto abordado. Vale a pena, ainda, investir em tamanhos de letras diferentes e também em cores variadas na hora de construir seus mapas mentais para OAB. Isso desperta um interesse maior no cérebro, o que ajuda na concentração e na memorização dos conteúdos.
Mas, e se eu não souber desenhar, ainda posso criar mapas mentais?
Talvez você esteja se perguntando como é possível colocar em prática a técnica dos mapas mentais se sua habilidade artística não é das melhores. Pelo que comentamos no tópico anterior, os desenhos não precisam ser ilustrações perfeitas. Na verdade, imagens simples já podem fazer você lembrar um dado importante dado na aula pelo seu professor, por exemplo.
A ideia aqui, afinal, não é passar horas criando um mapa mental para OAB, mas elaborar um material de estudo prático e eficaz. Por isso, nada de querer fazer algo extremamente impecável e perder tempo com o que realmente importa: aprender o conteúdo para a prova.
Sendo assim, se você quer agilidade e, de quebra, não se preocupar com suas aptidões para desenhar, vale a pena usar programas específicos para a criação de mapas mentais. Como exemplo há o:
Outra opção, além da internet, é fazer a aquisição de livros. Há exemplares específicos de mapas mentais para a área jurídica, como o Exame da OAB Mapamentalizado e o Concurso Jurídico Mapamentalizado.
Agora que você já sabe como vale a pena estudar com mapas mentais para OAB, não fique aí parado. Coloque a técnica em prática dentro de sua rotina de estudos e aumente as chances de ser aprovado. Ah, também não se esqueça de conferir nossos cursos voltados especificamente para o exame. Eles são online e contam com videoaulas, questões comentadas, fórum de dúvidas, entras outras vantagens.