Plano de Estudos para a OAB
Sabemos que estudar sozinho não é uma tarefa fácil, mas isso não é desculpa para não começar a criar um plano de estudos para a OAB. Além do mais, mesmo que você precise estudar sozinho, ainda assim você pode conseguir uma ajudinha — seja pela internet ou por qualquer outro método.
É sempre bom se preparar muito antes da data da prova. Se você já tem ideia de quando será realizado o exame, não perca tempo:
- Crie uma rotina e a organize
- Tenha foco para estudar
- Veja quais são as matérias da prova e procure saber quais são as mais difíceis para você
- Pratique métodos para não deixar a ansiedade e o pessimismo tomar conta de você
É verdade que a taxa de reprovação é maior do que a taxa de alunos que são aprovados, mas isso não é motivo para desânimo. Você pode ser o aprovado da vez. O fato é: ter um planejamento de estudos é muito importante. Por quê? Vamos lá: organização é tudo o que você precisa, e com ela você consegue estudar, e com isso, ser aprovado. Por isso é importante fazer todo um roteiro.
Confira algumas dicas de como estudar sozinho:
- Mantenha o seu local de estudos organizado
- Tente não se distrair
- Saiba onde encontrar bons materiais para começar a estudar
- Crie um cronograma de estudos
- Refaça versões anteriores da prova
- Faça pausas regulares
Encontre mais dicas de plano de estudos para a OAB clicando aqui.
Quantas horas por dia você deve estudar?
Você já ouviu falar naquele provérbio chinês, “Wu ji bi fan”? Significa que tudo em excesso faz mal, isso é, qualquer atitude deve ter um equilíbrio, e estudar está incluso nesse meio. O que você precisa ter em mente em primeiro lugar é: foque na qualidade e não na quantidade. Ou seja, o que você está estudando está te ajudando? Você está aprendendo? Não adianta estudar várias horas por dia e não entender nada do que está na sua frente.
O indicado é estudar mais ou menos 56 horas em um mês, isso significa estudar um pouco menos que duas horas por dia. É totalmente possível seguir esse método de estudo e conseguir ser um aluno aprovado. E não esqueça de dar aquela revisada nos fins de semana — embora descansar seja uma ótima escolha também.