7 dicas para estudar e trabalhar e ser aprovado na OAB
Você está se preparando para a prova da OAB e sabe que precisa dar conta de um conteúdo extenso, certo? Porém, em meio a esse processo, ainda tem que manter a produtividade no emprego. E agora: será que ainda é possível ser aprovado? Bem, ao longo deste artigo, vamos mostrar como estudar e trabalhar de modo eficiente.
Então, não perca tempo, siga com a leitura e veja como conquistar sua tão sonhada carteirinha da Ordem.
Dicas para estudar e trabalhar
As dicas abaixo são bem simples, mas funcionam de verdade. Então, coloque-as em prática na hora de se preparar para a OAB.
1. Crie listas de atividades
As listas precisam ser parte da sua rotina diária, pois elas ajudam a estabelecer prioridades, seja no trabalho ou no estudo. Sendo assim, toda noite ou no começo da semana, coloque na agenda tudo o que você precisa fazer. Assim, fica mais difícil esquecer de algo ou se sobrecarregar.
2. Crie horários fixos
Junto com a lista do tópico anterior, estabeleça horários para fazer cada atividade. Desse modo, você evita procrastinar as tarefas e consegue medir melhor sua produtividade.
3. Não superestime sua capacidade
Nada de querer fazer mil coisas ao mesmo tempo. Isso só vai desgastá-lo e as chances de ficar frustrado por não conseguir dar conta são altas. Então, tenha consciência de quais tarefas demandam mais tempo, quais são mais urgentes e quais podem ser finalizadas depois.
4. Não misture trabalho com estudos
Outro ponto importante para quem está no processo de estudar e trabalhar é não misturar essas duas atividades. Assim, quando estiver no seu emprego, não pare para ler algo sobre a prova da OAB ou para fazer algum exercício. Do mesmo modo, desconecte-se das questões do trabalho no momento da aprendizagem.
5. Faça meditação
A meditação vai ajudá-lo a relaxar ao longo do dia e se concentrar melhor nas atividades diárias. Sendo assim, separe 10 minutos para essa prática. Você pode, inclusive, procurar por programas de meditação guiada para começar mais facilmente.
6. Converse com as pessoas
Converse com o seu chefe, explique que está se preparando para a prova da Ordem e que, por exemplo, não poderá fazer muitas horas extras e que nem sempre estará disponível fora do horário de trabalho. O mesmo vale para seus colegas de estudo. Assim, caso perca alguma aula, peça para alguém anotar o conteúdo e lhe explicar depois.
7. Procure por cursos online
Existem vários cursos preparatórios para a prova da Ordem e vários deles são online. Um exemplo é o que oferecemos aqui no Estudar para a OAB. O modelo EAD é o melhor para quem trabalha e estuda, pois oferece flexibilidade. Assim, você consegue escolher o melhor horário do dia para seu processo de aprendizagem.
Estudar e trabalhar exige foco e persistência
Como você deve ter notado, não é fácil estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Porém, com as dicas que apresentamos, é possível conciliar ambas as tarefas. Mas, lembre-se que para fazer a sua rotina funcionar você vai precisar de bastante foco e de persistência. Afinal de contas, haverá dias em que o desânimo e o cansaço vão aparecer.
Gostou do texto de hoje? Então, compartilhe-o com seus colegas que também precisam de uma orientação para lidar com a jornada de emprego e estudos para a OAB.