Como evitar a reprovação na OAB?
Para a tristeza de muitos, a taxa de reprovação em relação ao Exame da Ordem é bem alta, chamando a atenção das notícias, dos professores e alunos. Sabemos que, antes ou depois de realizar o exame, você se pergunta: “como evitar a reprovação na OAB?”.
E “por que a maioria dos candidatos não conseguem atingir os 40 pontos?”. Por causa de perguntas como essas, vamos listar aqui alguns motivos que contribuem para esse desastre, podendo assim te ajudar a evitá-los e fazer você conseguir passar na prova.
- Ansiedade. Estamos em uma época difícil para aqueles que têm problemas com a ansiedade — e para quem não tem também, porque alguns fatores acabam influenciando e, quando você percebe, está precisando da ajuda de um profissional da saúde.
Mas, sim, a ansiedade é um dos piores fatores da lista, porque tira a sua concentração, faz com que você não estude direito, te dá um branco na hora da prova etc. Para muitos candidatos, essa sensação é o inferno na terra. Como se não bastasse isso, também há a pressão — da família, dos amigos e dos professores.
Em nosso blog temos um texto falando sobre como se acalmar quando o tópico da conversa é a OAB. Leia aqui.
- A falta de estudo também é algo que contribui para a taxa de reprovados ser grande.
Alguns cronogramas (especialmente os de cursos preparatórios) podem ajudar o aluno a seguir a linha certa de estudos. Mas o que muitos não sabem é que o Exame da Ordem é elaborado todo ano pela mesma banca, ou seja, o estilo da prova pode ser similar às outras que passaram, e isso é uma vantagem para o candidato. Por quê?
Se ele também estudar por simulados antigos, será mais fácil para que ele resolva a prova, já que já estará familiarizado com ela.
- Não se planejou e não se preparou para a OAB? Esse também é um dos principais motivos para a taxa de reprovação ser grande.
Invista em cursos. A coisa mais importante para quem está querendo fazer o Exame da Ordem é ter um bom cronograma de estudos — além disso, revisar o conteúdo ajuda demais. Fazer todo esse planejamento é, de fato, a base e o início para que a preparação comece do jeito certo.
Como eu consigo conciliar o trabalho com os estudos?
Levar uma jornada dupla é mais uma tarefa que não é fácil. É verdade que o Exame da Ordem exija que o aluno se prepare intensamente, e algumas pessoas até acham que trabalhar e estudar para a OAB ao mesmo tempo é impossível. Mas não é. Basta saber conciliar.
Em primeiro lugar, você precisa saber quais são os seus objetivos.
Vamos fazer uma brincadeira? Leia as perguntas a seguir e diga a resposta em voz alta — ou anote em um papel se preferir.
- O que você quer para a sua vida no momento? E para o seu futuro?
- Em qual cargo você deseja trabalhar quando se formar/conseguir passar na OAB?
- Já sabe que um cronograma de estudos é importante? Procure saber quanto tempo você tem até a prova e quanto tempo você tem disponível no dia para estudar.
- Qual é o seu lugar preferido para estudar? Onde você vai conseguir se concentrar?
- E a sua metodologia de estudos? Qual será?
E aí, já tem todas as suas respostas? Então talvez você esteja pronto para começar a estudar para o Exame da Ordem. Caso esteja mesmo pronto, clique aqui.