Estudar para a OAB: quais vantagens de ter um plano de estudos?
É fato: estudar para a OAB não é uma tarefa fácil. Os conteúdos são extensos e o nível de exigência da prova é bastante alto, o que reflete em altos índices de reprovação — o último Exame teve a maior ocorrência desde que a prova foi unificada: 85% dos candidatos foram reprovados na primeira fase.
Mas não se assuste: com organização e planejamento, além de uma dose extra de dedicação, esse desafio pode ficar mais simples de ser superado. Para isso, uma excelente estratégia é seguir um plano de estudos personalizado.
Quer entender por quê? Listamos abaixo 5 vantagens de se ter um plano de estudos próprio. Acompanhe:
1. Criar uma rotina
A criação de uma rotina de estudos é extremamente importante para quem está estudando para um exame difícil como o da OAB, pois ajuda no estabelecimento de um hábito, o que favorece o aumento do foco e do comprometimento.
Como o plano de estudos proporciona a organização de seus horários e tarefas diários, você ganha flexibilidade para equilibrar no seu dia a dia algumas atividades de lazer e descanso, que também são fundamentais para uma boa preparação.
2. Planejar as matérias
O plano é criado de acordo com as prioridades de estudo, ou seja, tem foco nas matérias mais importantes para a prova e também naquelas em que você tem mais dificuldades. Dessa forma, você saberá em que direção orientar seus esforços.
Ter clareza sobre os conteúdos a serem estudados evita que você fique perdido e desorientado, diminuindo também as chances de retrabalhos e desperdício de tempo.
3. Otimizar seu tempo de estudos
A estratégia de preparação é criada de acordo com o tempo que falta para o dia da sua prova e considerando também sua disponibilidade diária para os estudos, de forma a aumentar seu rendimento e acelerar sua aprendizagem.
Essa é uma das grandes vantagens de contar com um plano, pois, com um bom planejamento, você vai conseguir ter controle sobre seu tempo e suas atividades, de forma que nada fique para trás.
4. Aumentar seu foco
O plano vai desenvolver um calendário de estudos personalizado, o que facilita o estabelecimento de metas diárias ou semanais. Você sabia que a criação de metas está diretamente relacionada com a motivação para estudar?
Alunos que sabem aonde querem chegar e estudam para cumprir um objetivo são capazes aumentar seu rendimento, aplicando seus esforços com mais engajamento e dedicação.
5. Diminuir a ansiedade
Não há nada mais incômodo do que se sentir perdido em relação aos seus estudos, não é mesmo? A sensação de ter tudo sob controle, portanto, permite que você relaxe.
Lembre-se de que a ansiedade pode ser uma inimiga para sua preparação. Manter a calma é fundamental, tanto durante o período de estudos quanto no dia da prova da OAB.
As vantagens acima vão possibilitar que você otimize seu desempenho, pois o plano de estudo — feito com base nas estatísticas de provas anteriores da OAB — atende às suas necessidades de forma específica, considerando suas características, suas dificuldades e o tempo que você tem disponível para se preparar.
Estudar para a OAB com um planejamento sólido, feito por uma empresa confiável e reconhecida, portanto, vai garantir um melhor aproveitamento de seu tempo e o maior rendimento de seus estudos, deixando-o mais perto de alcançar a tão sonhada carteirinha vermelha.
E aí, gostou deste post? Entendeu a importância de contar com um plano de estudos personalizado? Então entre em contato conosco agora mesmo e fique mais perto de sua aprovação na OAB!