Medo de fazer prova da OAB: como superar esse problema
Por que algumas pessoas têm medo de fazer prova e outras encaram esse processo com total tranquilidade? Bem, uma série de motivos estão associados a essa questão, incluindo ansiedade, autoestima, dificuldade de concentração etc.
Entretanto, independentemente da razão, o que os candidatos do exame da OAB podem fazer, a partir de hoje, para superar esse medo? É isso que vamos explicar ao longo do post de hoje. Então, caso enquadre-se nesse grupo, não deixe de acompanhar o conteúdo.
Dicas para vencer o medo de fazer prova
Não existe uma fórmula mágica que fará desparecer todos os receios que você tem de uma hora para outra. Além disso, o que funcionou para uma pessoa não necessariamente irá funcionar para outra.
Contudo, é possível ter algumas ações que ajudam cada um, ao seu próprio modo, vencer o medo de fazer uma prova. Assim, as chances de conseguir um bom desempenho na mesma aumentam bastante. E isso vale para o exame da Ordem, um concurso ou qualquer outro processo de avaliação similar.
Destrinche os seus medos
Como mencionamos no início do texto, existe uma série de motivos que gera essa sensação de medo. Então, antes de tudo, você precisa identificar quais são os seus. É apenas não ser aprovado? É desapontar sua família? É não conseguir alcançar suas próprias metas?
Ao saber qual a causa de um problema, fica muito mais simples resolvê-lo.
Trabalhe técnicas para controlar a ansiedade
Caso seu nível de ansiedade suba muito por conta do medo de fazer prova, é importante buscar técnicas que o deixem mais calmo. Você pode procurar atividades como meditação ou yoga, realizar exercícios físicos ou mesmo procurar um psicólogo.
Realizar mudanças em seu estilo de vida também podem ajudar. Isso inclui, entre outras coisas, ter noites de sono melhores. Afinal, ao dormir seu organismo “recalibra” os circuitos emocionais, o que faz com que você fique mais sereno no dia seguinte.
Conheça a prova que irá fazer
Quando estamos diante de algo que não conhecemos, o medo de encarar aquela situação torna-se muito maior. Desse modo, busque o máximo de informações possível sobre a prova que irá realizar. Aqui no site, fizemos um conteúdo completo relacionado ao exame da OAB. Não deixe de conferir o material para esclarecer todas as suas dúvidas.
Realize simulados frequentemente
Para além da teoria, é importante conhecer o formato da prova na prática. E a melhor forma de fazer isso é realizando simulados ou resolvendo questões. Dessa maneira, você pratica com antecedência o modelo de avaliação que irá realizar. Para ajudá-lo nesse processo, temos um curso completo voltado para a resolução de questões, com respostas em vídeo e texto.
O medo de fazer prova e de falhar
Com as dicas apresentadas, seu medo de fazer a prova da OAB tende a diminuir. Contudo, é importante refletir que a aprovação ou a reprovação em um exame não é um atestado do seu potencial ou capacidade. Até porque muitos fatores externos podem influenciar seu rendimento, além de questões pessoais, como uma indisposição, ou dificuldades em se adaptar ao formato tradicional de avaliação.
Sendo assim, lembre-se que as provas são apenas parte do processo para se tornar um bom advogado e não delimitam suas habilidades ou talentos.
Bem, agora chegou o momento de por em prática tudo o que apresentamos e vencer pouco a pouco seus medos. Lembre-se que nada ocorre de forma instantânea. É necessário paciência e persistência para superar obstáculos.
Conte para a gente, aqui nos comentários, como o medo de fazer prova o afeta e o que já tentou fazer para superá-lo.