Crise de ansiedade na pandemia: como afeta os estudos da OAB
Desde que o coronavírus começou a se espalhar pelo mundo, os problemas envolvendo crise de ansiedade aumentaram bastante. Tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta global. E, é claro, que esse cenário afeta você que está estudando ou vai estudar para a prova da OAB.
Sendo assim, no texto de hoje, iremos conferir como identificar os sintomas de ansiedade e o que fazer para controlá-los. Venha com a gente!
Como eu sei que estou tendo uma crise de ansiedade?
A ansiedade é uma reação natural do corpo frente a uma situação nova ou um problema. Ela mantém o organismo alerta para lidar melhor com o inesperado. Porém, quando ocorre de modo constante, deixa de ser algo positivo para se tornar uma dificuldade.
Os principais sintomas de que você está enfrentando uma crise de ansiedade são três:
- agitação física: o coração fica acelerado, a respiração torna-se mais pesada e a digestão passa a ser feita muito rapidamente;
- dificuldade de viver o presente: as preocupações com o futuro passam a privá-lo do momento atual e sua cabeça nunca relaxa;
- vontade de fugir ou sumir: você quer evitar todas as situações que estão lhe causando medo e, muitas vezes, prefere apenas ficar na cama, isolado.
Como esse problema afeta os estudos?
Como deu para notar, uma crise de ansiedade afeta seu corpo e sua mente, gerando diversas reações. E você já deve ter uma noção de que os sintomas descritos no tópico anterior atrapalham bastante o processo de estudos.
Afinal de contas, quando você está muito agitado fisicamente, é bem mais difícil ficar parado na mesa lendo livros ou fazendo exercícios. Dessa forma, a procrastinação para se dedicar à prova da OAB ocorre de forma frequente.
Já as preocupações sobre o que vai ocorrer com o coronavírus ou quando as vacinas vão ser distribuídas o impede de viver o presente. Ou seja, de focar no que é possível controlar hoje: o seu estudo para o exame da Ordem. E aí a concentração acaba.
Por fim, vem o desânimo e a evitação, que fazem com que você não tenha vontade de realizar as tarefas diárias. Isso aumenta ainda mais a procrastinação e atrasa toda a sua rotina.
O que fazer para lidar com uma crise de ansiedade?
Bem, caso você tenha uma crise de ansiedade no meio dessa pandemia, significa que toda a sua agenda de estudos vai desmoronar? A resposta é não, desde que você saiba como lidar com esse problema. E as atitudes para isso são muito simples.
Dicas para vencer uma crise
Confira quatro dicas para colocar em prática:
- tome sol: expor a pele à luz solar por, pelo menos, 30 minutos aumenta seus níveis de serotonina. Isso melhora o humor e sua disposição para estudar;
- pratique a respiração diafragmática: respirar profundamente é ótimo para diminuir a agitação física. Assim, inspire contando até 2, prenda o ar contando até 4 e expire contando até 6;
- faça uma lista de tarefas: no dia anterior, liste o que você vai estudar no dia seguinte. Isso ajuda a acalmar a mente e melhora seu foco;
- realize alguns minutos de atividade física: mexer o corpo ajuda a relaxar e a liberar dopamina, melhorando o humor e a concentração.
Com o que apresentamos ao longo do texto, fica claro que a ansiedade é algo que pode prejudicar sua preparação para a OAB. Dessa maneira, use as dicas que apresentamos para lidar melhor com as crises que podem surgir. E, se precisar de mais ajuda, entre em contato com um psicólogo.
Agora, compartilhe com a gente, aqui nos comentários, o que está fazendo para evitar que a pandemia atrapalhe a sua rotina.